José Carlos Barbosa contrabaixo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Carlos Barbosa

Contrabaixo

José Carlos Barbosa iniciou os estudos em contrabaixo/jazz na Escola de Jazz do Porto, onde estudou com Filipe Teixeira, Pedro Barreiros, Alberto Jorge Piedade e João André Piedade.

Em 2009 terminou a licenciatura no curso de jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Estudou com António Augusto Aguiar, Pedro Barreiros e Demian Cabaud e outros, tais como: Michael Lauren, Nuno Ferreira, Mário Santos, Telmo Marques e Carlos Azevedo.

Nesse período destacam-se participações na Big Band da ESMAE sob orientação de Pedro Guedes, Paulo Perfeito, Alan Ferber e Orrin Evans, bem como no Septeto de Jazz da ESMAE com o qual conquistou o 1º prémio no concurso anual de escolas de jazz na Festa do Jazz do teatro São Luíz em 2007.

Esteve presente em classes de aperfeiçoamento e workshops com diversos músicos como Carlos Bica, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, Omer Avital, Jason Lindner, Alexis Cuadrado, James Carter, Dan Weiss, Ohad Talmor, Thomas Morgen, Matt Pavolka, Orrin Evans e Darryl Hall.

Colabora com a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM), não só em concertos como também no seu programa didáctico “O Jazz vai à Escola” e “Jazz sem Barreiras”.

Acompanha diversos músicos, com os quais tocou em festivais de Jazz e auditórios. Integra o GS Quartet, cujo primeiro registo discográfico foi lançado em Outubro de 2011 com o título Início. Faz parte do quinteto do guitarrista António Pedro Neves, AP quinteto, que lançou o seu primeiro trabalho discográfico em Novembro de 2011 intitulado 6 e5.

Faz parte da formação do “Coreto Porta-Jazz” que lançou em Junho de 2012 o disco Aljamia, primeiro trabalho discográfico do saxofonista João Pedro Brandão, estando previsto em Junho de 2014 o lançamento do segundo disco, da autoria de António Pedro Neves.

Integra o Rui Teixeira Group, com o qual participou na gravação de Tu não danças, lançado em Novembro de 2012.

Integra o quarteto de Isabel Ventura, com o qual gravou Encontro em dois momentos, lançado também em Novembro de 2012. Faz parte do quinteto de Manuel Linhares que lançou em Setembro de 2013, o disco Traces of Cities.

Faz parte do quarteto de João Mortágua que lançou em Abril de 2014 o disco Janela. Acompanha ainda diversos músicos, com os quais se apresenta em diferentes projectos que não se encerram nas sonoridades do jazz.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook