Jorge Trindade
Clarinete
Jorge Trindade nasceu em Alcobaça. Aos dez anos de idade obteve as primeiras lições de música com o seu pai na Sociedade Filarmónica Monsenhor José Cacella em Vestiaria.
Aos catorze anos, ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa onde realizou o curso de clarinete com os professores Marcos Romão dos Reis e António Saiote.
Como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, prosseguiu os estudos de clarinete na Musikhochschule de Hannover com o Professor Hans Deinzer. Frequentou ainda o Rotterdams Conservatorium na classe de Walter Boeykens onde obteve o diploma de solista.
Foi membro de várias orquestras juvenis nacionais e internacionais, sendo de salientar os quatro anos que vivenciou com a Orquestra Juvenil da Comunidade Europeia onde actuou com alguns dos grandes músicos da actualidade: Erich Leinsdorf, Zubin Mehta, Eliahu Inbal, Claudio Abbado, Yehudi Menuhin, Jesus Lopez-cobos, Vladimir Ashkenazy, entre outros.
Tocou os dois concertos de Weber para clarinete e o concerto de Mozart para clarinetto di bassetto com as Orquestras da RDP Lisboa e Orquestra do Norte.
A solo, em grupos de música de câmara e com orquestra, participou em alguns dos principais festivais de música na Europa, USA e Ásia.
Em 1993 o compositor Filipe de Sousa dedicou-lhe duas peças para clarinete solo.
Em 2006 realizou com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa e o Maestro Vasco Pierce de Azevedo a estreia absoluta das “Três Peças Decadentes” para clarinetto di bassetto do compositor Eurico Carrapatoso.
Actualmente, é professor de clarinete na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, é membro do quinteto de sopros Flamen e solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa. 08 Novembro 2007