Jorge Fontes, pianista, de Ansião

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Fontes

Piano

Jorge Fontes nasceu em Avelar, concelho de Ansião, onde iniciou os estudos musicais na escola de música da Filarmónica local. Mais tarde, prosseguiu-os no Conservatório de Música de Coimbra, concluindo aqui o curso secundário de Piano na classe de Fernanda Casais, e depois na Escola Superior de Música de Lisboa, como aluno de Miguel Henriques, onde terminou a licenciatura em Piano.

Foi igualmente aluno do professor Constantin Sandu no âmbito do Mestrado de Interpretação Artística na ESMAE.

Realizou como pianista concertista inúmeros recitais em Portugal e Espanha, dos quais se destacam os seguintes: recital no Museu Nogueira da Silva em Braga; recital no salão nobre do Palácio Foz em Lisboa; recital no Consulado de Portugal em Sevilha; dois ciclos de concertos comentados “Sonatas de Primavera” na Casa-Museu Bissaya Barreto em Coimbra; os vários recitais incluídos na programação artística de 2018 do Parque das Artes na Curia, onde colaborou com músicos de renome tais como Carla Bernardino, o Quarteto de Saxofones de Coimbra, e António Victorino d’Almeida. Digno de nota também foi a realização em julho de 2021 de um recital de piano celebrativo dos 250 anos de Beethoven na Igreja do Convento de São Francisco em Coimbra, para além da colaboração desde 2010 com a associação cultural Nova Acrópole, realizando inúmeros concertos e conferências nos seus polos de Coimbra, Porto, Lisboa e Oeiras-Cascais.

Foi professor de Piano e pianista acompanhador na Escola de Música de São Teotónio em Coimbra, na Academia de Música e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, professor de Piano no Conservatório de Música da Covilhã, professor de Piano no Conservatório de Música de Santarém, e professor de acompanhamento musical ao Piano no Conservatório de Música do Porto. Trabalha na Academia de Música de Cantanhede como pianista acompanhador.

Bio facultada por Jorge Fontes, publicada na Meloteca a 17 de fevereiro de 2022

Músicos de Ansião

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook