Jorge Castro Ribeiro etnomusicólogo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Castro Ribeiro

Musicologia

Jorge Castro Ribeiro (n. 1966) é um musicólogo especializado em Etnomusicologia.

É doutorado em Música pela Universidade de Aveiro onde é Professor Associado e Investigador Integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, do qual é igualmente membro do Conselho Científico.

Foi membro do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, no Porto entre 2013 e 2018, Professor Convidado do Instituto Politécnico do Porto e Assessor para a área de Música do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1991-1999).

Os seus domínios de especialização e interesse académico nos campos da Etnomusicologia, dos Estudos em Música Popular e da Musicologia abarcam trabalhos de investigação científica, disseminação, divulgação de conhecimento, e ensino.

As temáticas em que se enquadra o seu trabalho de investigação são a música em Portugal, a música como património cultural imaterial, a música africana (Cabo Verde, Moçambique, Angola, Gana), a música e a migração e os estudos poscoloniais, a música e educação, a música no espaço lusófono e a história da música em Portugal.

No âmbito da investigação, como etnomusicólogo, tem vindo a realizar trabalho de campo extensivo em várias regiões de Portugal continental (diversos locais nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Santarém) nos arquipélagos da Madeira e Cabo Verde, em Angola, no Gana, e no Brasil de onde resultaram publicações escritas, gravações etnográficas e documentários, além de dossiers de pedido de inscrição de quatro manifestações de Património Cultural Imaterial na MatrizPCI do Inventário Nacional (Cantar os Reis em Ovar; Canto a Vozes de Mulheres; Práticas Colectivas dos Bombos; Toque – Tradição das Tunas das Serras do Marão e do Alvão).

Participou em duas dezenas de projectos de investigação financiados alguns dos quais como Investigador Responsável. A maioria os projectos está relacionada com a presença da música no universo lusófono e da música como Património Cultural Imaterial, com destaque para a área das práticas de música tradicional em Portugal e em Cabo Verde, com enfoque nas questões de identidade, migração, e mediação da música enquanto ingrediente cultural.

Como musicólogo desenvolve regularmente actividade pública de divulgação musical dirigida ao público em geral, às famílias e ao público escolar. Esta actividade centra-se na apresentação, dinamização e mediação de concertos comentados em colaboração com orquestras, maestros, solistas, agrupamentos de câmara, teatros e instituições musicais portuguesas. São os casos dos projectos anuais “Música na Escola” da Orquestra Filarmonia das Beiras; os “Concertos Promenade do Coliseu do Porto”; os “Concertos Promenade da Casa das Artes” em Famalicão; os “Concertos Sinfoniónicos” em Santa Maria da Feira, os “Concertos para as Famílias” em Viana do Castelo, entre outros. Neste âmbito, que conta mais de três centenas de concertos produziu dezenas de notas de programa e dossiers pedagógicos relacionados com a educação para a audição de música para orquestra.

Apresentou-se como narrador de mais de trinta obras orquestrais com traduções ou textos originais seus, tendo participado nessa qualidade na gravação do CD com a obra sinfónica O Gato das Botas do compositor Vasco Negreiros.

Tem dezenas de publicações académicas a nível nacional e internacional, quer no âmbito da etnomusicologia, quer da musicologia, incluindo participação em treze livros, quarenta artigos e ensaios, nove gravações etnográficas de carácter científico, dois documentários audiovisuais, entre outras publicações especializadas.

Apresentou mais de cinco dezenas de comunicações académicas em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Gana, Moçambique e África do Sul.

As suas áreas fundamentais de ensino relacionam-se com as Ciências Musicais. A experiência de ensino remonta a 1992, no Conservatório de Música de Aveiro. A entrada para a Universidade de Aveiro deu-se em 1999, nas áreas de Música na História e na Cultura, Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, Domínios de Estudo da Música, Música Som e Imagem, entre outras UC.

Participou e coordenou a organização de onze eventos científicos a nível nacional e internacional.

Desempenhou funções de avaliação e revisão em 37 Comissões Científicas, Painéis de Peritos, Publicações e Revistas Periódicas. Participou em júris de âmbito académico (16 doutoramentos; 47 mestrados) e artístico (6). Nas funções de orientação académica levou à conclusão 6 doutoramentos (5 em curso) e 39 orientações de mestrado concluídos.

Realizou quatro missões de ensino no âmbito do programa ERASMUS.

Apresentou sessenta e uma comunicações em congressos e eventos científicos.

Proferiu mais de cinco dezenas de palestras por convite dirigidas à sociedade civil, participou em cerca de vinte e cinco mesas redondas, encontros e eventos artísticos e científicos com as mais variadas organizações.

Bio atualizada a 2 de janeiro de 2025

Partilhe
Share on facebook
Facebook