Jorge Balça, encenador, locutor, investigador

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jorge Balça

Encenador

Durante mais de duas décadas e meia, predominantemente em Londres, em Portugal e em Amesterdão, Jorge Balça desenvolveu um vasto portfólio profissional e uma combinação única de aptidões – enquanto encenador (de teatro, ópera, e formatos híbridos), locutor (em português, inglês e francês), professor e formador, coach de técnicas de apresentação, de representação e de criatividade, e enquanto investigador académico.

O seu trabalho em todas estas áreas distingue-se pelo seu empenho e capacidade em fazer com que a imaginação e inovação emerjam de formação e conhecimento precisos – e pela sua capacidade de inspirar uma alquimia semelhante nos seus colaboradores.

Para além da sua formação clássica como actor e contratenor, o seu percurso académico é apropriadamente variado e focado, incluindo uma licenciatura em Artes Performativas (Teatro) e um mestrado em Encenação, ambos na Middlesex University (UK), com especializações em Shakespeare com o renomado investigador de teatro shakespeariano, autor e encenador Professor Doutor John Russell Brown, commedia dell’arte com Paola Cavallin, Meyerhold e Biomecânica na GITIS, em Moscovo, e técnicas de adaptação com o Professor Doutor Michael Fry.

Estudou intensamente o método Lecoq para formação de actores, incluindo máscara e clown, que aplica frequentemente em contextos de formação e produção tanto de teatro como também de ópera.

O seu projecto de doutoramento na University of Portsmouth (UK), apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, culminou na sua tese When a Voice Is Not Enough: The Existentialist Opera Performer as Auteur.

Um orador e leitor experiente em ambos os lados do Atlântico, a sua TEDx Talk com Anjali Bhat Me, My Body and Everyone Else: the changing body from within and without, que explora a neurociência do actor, é uma expressão do seu empenho em investigação colaborativa e interdisciplinaridade criativa.

Com um especial interesse em projectos site-specific e em formatos colaborativos, e com um igual talento para drama e comédia, o seu trabalho é dramaturgicamente inventivo, visualmente marcante, e fisicamente engajado.

Pontos de destaque na sua carreira incluem o tempo em que leccionou na Dutch National Opera Academy (NL), a distinção da sua produção de The Bald Soprano de Ionesco como critics’ choice pela TimeOut London e ter ganho o Portuguese Performing Arts Award atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian UK pela sua produção bilingue e multimédia de Tango Finale de Melissa Corbet.

Durante o seu mandato de três anos como Director Artístico da Bloomsbury Opera (UK), colaborou com a compositora Alannah Marie Halay e escreveu o libreto de Pacific Pleasures (2016-17), uma ópera que prefacia Trouble in Tahiti de Leonard Bernstein, e encenou a estreia mundial desta obra numa produção das duas óperas em 2017.

O seu projecto Hopes & Fears no Festival Grimeborn em Londres, uma nova ópera com música de Debussy e um novo libreto acerca das vidas de duas mulheres com cancro, mereceu 4* da crítica do jornal The Stage. Encenou K-lounes, uma criação colectiva de teatro acerca da identidade de género e do consentimento com a companhia Theatraverse em Paris actualmente em digressão em França.

Liderou o projecto Queering Opera no âmbito do programa Opera Creation Journey da enoa (European Network of Opera Academies) com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A sua produção de The Turn of the Screw de Benjamin Britten no Centro Cultural de Belém em colaboração com o director musical Cameron Burns foi elogiada pelo público e crítica, e as suas encenações de La Voix Humaine de Poulenc e Don Giovanni de Mozart no Festival de Ópera de Óbidos foram apresentadas com lotação esgotada em todas as récitas.

Lecciona no Morley College London e na Universidade de Évora, é encenador associado da companhia The Opera Makers (Londres), é acting coach do Neil Semer Vocal Institute (Milão) e da SoftlyLoud (Berlim), membro do painel de língua inglesa do EURODRAM (Rede Europeia de Teatro em Tradução), especialista de teatro do PNL (Plano Nacional de Leitura), e trabalha internacionalmente como encenador, professor, orador e acting coach.

Bio facultada por Jorge Balça, 16 de setembro de 2023

Partilhe
Share on facebook
Facebook