Joel Canhão
Órgão
Joel Canhão nasceu em 1927 e morreu em 2010. Concluiu o Curso Superior de Música em Piano no Conservatório de Lisboa, cursou Órgão no Centro de Estudos Gregorianos e diplomou-se no Liceu Normal de Pedro Nunes, com o Curso de Professores de Canto Coral para o Ensino Secundário.
A sua atividade esteve ligada à docência em vários estabelecimentos de ensino e à direção de vários coros como o orfeão Escalabitano, o Grupo Coral Alfredo Keil, o orfeão Académico de Coimbra e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Desempenhou o cargo de organista titular da Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra), Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos do Órgão (APAO) e membro do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).
No domínio da música, as suas publicações abrangem um leque variado de livros sobre educação musical, canções, coros, peças para piano e outros instrumentos. No campo literário deu à estampa vários livros de poesia sob o pseudónimo de Mouro Serpa, além de outros trabalhos dispersos por jornais e revistas. Dos seus escritos sobre órgãos de tubos conimbricences, salienta-se o que foi dedicado ao órgão do Seminário Maior, cuja divulgação conduziu ao seu restauro.
Obras editadas na IUC:
O Órgão Barroco da Capela Da Universidade de Coimbra. 978-989-26-0809-9.
The Baroque Organ of the Coimbra University Chapel. 978-989-26-0376-6.