Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Joaquim Teles (Quiné)

Percussão

Natural de Ílhavo, Joaquim Teles (Quiné) nasceu em 1963. Inferniza os tímpanos a quem o consegue ouvir desde criança. Fez o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto e estudou com Rui Júnior em 1983, com quem participou no projecto “o Ó que Som Tem?”. Participou em diversos seminários dos quais se destaca o que fez com os Percustra, constituído por elementos das Percussões de Estrasburgo, em 1990.

Desde 1982, tocou nas mais diversas formações musicais, em géneros desde o jazz à música tradicional portuguesa. Com a Brigada Victor Jara, com quem tocou de 1990 a 2007, participou em inúmeras digressões pela Europa, América do Norte, Brasil, Canadá e Macau.

Em 1989 e 90 leccionou na Escola de Jazz do Porto. Compôs e colaborou em música para cinema, televisão e teatro. Com cerca de uma centena de participações em trabalhos discográ?cos, tocou/toca com vários nomes da cena nacional e internacional: João Paulo Esteves da Silva, António Pinho Vargas, Mário Laginha, Maria João, Zeca Medeiros, Fausto, Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Pedro Jóia, Zé Eduardo, Carles Benavente, Jorge Pardo, Ralph Towner, Marcos Teira, entre muitos outros.

Em 2008 edita o seu primeiro CD a solo intitulado dacôrdamadeira. Com o seu projecto homónimo “Da Cor da Madeira”, já se apresentou em diversos eventos no país e no estrangeiro. Actualmente, além do seu trabalho a solo, toca com Pedro Jóia, Janita Salomé, Uxia, Fran Perez (Narf) e Helena Oliveira.

Paralelamente à sua actividade como músico, faz regularmente O?cinas de Percussão e Movimento nas principais cidades do país.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook