Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

João Sebastião

Tenor

João Sebastião iniciou os estudos musicais aos 8 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo-os finalizado no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Canto de Filomena Amaro. Concluiu os estudos de Canto no Conservatório de Amesterdão, na classe de Pierre Mak. Frequentou master-classes com João Lourenço, Peter Harrison, Richard Miller, Noelle Barker, Peter Harvey, Jard van Nes e Jill Feldman.

Antes de se dedicar inteiramente à sua carreira como solista, João Sebastião foi frequentemente convidado a integrar prestigiados ensembles, tais como, Collegium Vocale de Gent (Philippe Herreweghe), Coro de Câmara da Holanda e Vocal Consort Berlin (René Jacobs) tendo participado em gravações de CD’s e realizado concertos na Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Suiça, Polónia, Espanha, Noruega, Suécia, Canadá e Estados Unidos.

Como solista, em Portugal, interpretou obras como Requiem de W.A. Mozart e L’Enfance du Christ de H. Berlioz, entre outras, tendo estreado as obras de António Cartageno Cantata para Tenor, Coro e Orquestra e a oratória Fátima. Trabalhou com a Orquestra das Beiras, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra do Baixo Alentejo, L’Orchestra, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Remix Ensemble, entre outras.

Na Bélgica, participou num concerto da Rádio Clássica Nacional, acompanhado pelo ensemble instrumental La Folata. Gravou um CD com Cantatas de G.P. Telemann com Klaus Mertens para a etiqueta Accent e, com os Vox Luminis, para a etiqueta Chant de Lynos, Vésperas de G. Grossi e Stabat Mater de D. Scarlatti, na Ricercare.

Na Holanda, interpretou obras como Messias de G.F. Händel, Magnificat de J.S. Bach, Jephte de G. Carissimi, Paixão de São Lucas de G.P. Telemann, Vesperae Solennes de W.A. Mozart, Requiem de F. Lizst, e diversas cantatas de J.S. Bach com diversos ensembles, entre os quais, Il Gardellino e ConcertGebouw Kamerorkest. Colaborou com Gesualdo Consort Amsterdam sob a direcção de Harry van der Kamp.

Foi Evangelista na Paixão de São João de J.S. Bach e na Paixão de São Lucas de H. Distler.

Após ter participado na Academia de Ópera de Amesterdão (2002), interpretou o papel de Don Ottavio na ópera Don Giovanni (Utrecht, 2003), Acis em Acis and Galatea de G.F. Händel (Amesterdão, 2004) e Bastien em Bastien und Bastienne de W.A. Mozart (Amesterdão, 2005/06), Don Basílio e Don Curzio em As Bodas de Fígaro (Lisboa e Porto, 2006), Arlecchino em Arlecchinata de A. Salieri (Óbidos, 2007), Spoletta em Tosca de G. Puccini (Amesterdão, 2007), Begónia em O Rapaz de Bronze de Nuno Côrte Real (Lisboa e Porto, 2007) e Abdallo em Nabucco (Holanda, 2008). Em 2008 fará parte do elenco da ópera A Saga de Jorge Salgado e em 2009, da ópera Tristão de Luis Cardoso, a realizar-se no Teatro de São Luiz.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook