Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Rafael

Composição

Nascido em 1960, João Rafael concluiu em 1985 o Curso Superior de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Christopher Bochmann e frequentou o Curso Superior de Piano, até ao 8.º ano, na classe de Gilberta Paiva.

Frequentou ainda as aulas de técnicas de composição do século XX, análise, orquestração, composição estilística e composição livre, do Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação de Christopher Bochmann. Frequentou diversos cursos e seminários de composição, exercendo simultaneamente actividade musical e pedagógica, nomeadamente ensinando solfejo, harmonia, contraponto e acústica.

De 1985 a 1988, beneficiou de uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian para continuar os seus estudos de composição com Emmanuel Nunes em Paris. Durante esse período teve também a possibilidade de assistir e participar na concepção e realização das seguintes obras do mesmo compositor: Tif’ereth, Vislumbre, Wandlungen, Duktus e Clivages.

De 1988 a 1992, estudou no Instituto da Nova Música em Friburgo, na Alemanha, composição com Emmanuel Nunes e música electrónica com Mesias Maiguashca. Até 1990 beneficiou de uma bolsa de estudo do governo alemão (D.A.A.D.). Em 1991 foi-lhe atribuída a bolsa da Fundação Heirich-Strobel da Rádio do Sudoeste da Alemanha de Baden-Baden (S.W.F.) para continuar a sua actividade artística.

Em 1991 e 1992 desempenhou o cargo de tutor pedagógico e técnico (assistente para o ensino) no Estúdio de Música Electrónica da Escola Superior de Música de Friburgo.

Em Outubro de 1990 obteve o primeiro prémio no Concurso Internacional de Composição Camillo Togni, em Brescia, na Itália, com a peça Transition, para clarinete solo. Esta peça foi ainda seleccionada para um disco compacto que integra algumas das peças executadas no Festival Internacional de Música Contemporânea da Radio France Présences 92. Outras peças receberam igualmente prémios em concursos internacionais de composição, e foram seleccionadas para importantes festivais na Europa. Em Junho de 1995 a Radio France dedicou-lhe um dos programas “Auto-Portrait”. Outros “Portraits” radiofónicos tiveram lugar na RDP em 1991, 1996, 1998 e 2002.

João Rafael tem mantido uma actividade constante no domínio da música electrónica e electroacústica, quer seja como compositor ou como “intérprete”. Tem dado regularmente Seminários de Análise, Cursos de Composição e “Workshops”, assim como têm sido publicados textos e análises suas em Portugal, Itália, França, Alemanha, Suécia, Rússia e EUA.

Peças suas têm sido tocadas por solistas, “ensembles” e orquestras de renome internacional em importantes Festivais em Portugal, Espanha, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Hungria, Áustria, Itália, Suíça e Alemanha, e têm sido difundidas por quase todas as rádios europeias.

Partilhe
Share on facebook
Facebook