João Paulo Pereira, pianista, da Trofa, Portugal

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Paulo Moreira

Piano

João Paulo Moreira nasceu em Santiago de Bougado, Trofa, em 1985. Iniciou os estudos musicais aos oitos anos com Antónia Maria Serra na Academia de Música de Santiago de Bougado. Participou em vários cursos de aperfeiçoamento musical com os professores Jaime Mota, Fátima Travanca, Tsiala Kvernadze, Miguel Borges Coelho, Helena Sá e Costa, Maria do Céu Camposinhos, Luís de Moura Castro, Jura Margulis, Vitaly Margulis, Jörg Demus, Pedro Burmester, Adriano Jordão, Claudio Martínez Mehner, Christopher Elton e Rixiang Huang.

Concluiu o 8.º grau com a classificação de 20 valores, na classe de Maria do Céu Camposinhos, no Centro de Cultura Musical, Caldas da Saúde.

Terminou em 2010 a licenciatura de piano na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo) no Porto na classe de Sofia Lourenço.

Posteriormente estudou ainda com Luís Pipa e Sofia Lourenço no âmbito do mestrado em ensino. Concluiu com elevada classificação o Mestrado em Ensino da música na ESMAE e frequenta o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, sendo dessa forma investigador do INET-MD. No âmbito do Doutoramento tem estudado com Fausto Neves e desenvolve neste momento o seu projeto de investigação sobre obras de J.S. Bach e os 24 Prelúdios para piano de Fernando Lopes-Graça.

Enquanto investigador participou na Research Summit 2023, e foi também selecionado para apresentação no XII ENIM, a realizar no Real Edifício de Mafra 2023.

Foi admitido para o ano letivo de 2023/2024 na prestigiada Musikhochschule de Münster, para o Zertifikatsstudienjahr, com especialização em piano, em preparação para o KonzertExamen na Musikhochschule Münster, onde tem a oportunidade estudar com o pianista e pedagogo Peter von Wienhardt.

Tem conciliado a docência com as apresentações públicas. Leciona a disciplina de Piano desde 2009, tendo já colaborado com várias escolas e conservatórios, percorrendo os diferentes regimes de ensino, tanto oficial como não oficial.

Tem feito várias apresentações em público com recitais a solo em numerosas localidades do país tais como: Universidade de Aveiro, Paço dos Duques em Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Academia de Música de Fafe, Casa da Música de Óbidos, Museu do Porto – Extensão do Romantismo.

Fez em 2005, em conjunto com o tenor Alberto Costa, a estreia da obra “Cecília Lieder” do jovem compositor Nuno Jacinto em dois concertos, o primeiro na ESMAE no Teatro Helena Sá e Costa, e o segundo no Teatro São Luiz em Lisboa, concerto transmitido pela Antena dois.

Apresentou-se a solo, em 2011, num recital dedicado a LISZT e CHOPIN, no Salão Nobre do Museu Nogueira da Silva, abrindo assim o ciclo de concertos deste mesmo museu. Abriu o ciclo de concertos do Ateneu Comercial do Porto com um recital a solo. No mesmo ano, realizou um recital no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra.

Em 2012, pelo segundo ano consecutivo, realizou perante uma sala lotada, novo recital no Museu Nogueira da Silva, e estreou-se como solista com a Orquestra ARTAVE, sob a direção do maestro Ernst Schelle, apresentando a obra “Totentanz” de Franz Liszt. Em 2015 participou com um recital a solo no programa EUROCLASSICAL, realizado e gravado no Teatro Helena Sá e Costa.

Fez colaborações com a Banda Musical da Póvoa de Varzim. Realizou várias apresentações na Universidade de Aveiro no âmbito do doutoramento e em 2022, recital a solo Inserido na 2º temporada dos Ciclos Lua Nova da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

Em 2023 realizou o concerto “Tons de primavera” na sua terra natal e realiza, novamente com lotação esgotada, recital a solo no Museu Nogueira da Silva em Braga. Participou na 3ª edição do Piano Concerto Festival 2023, em Faro, onde foi selecionado para tocar a solo com a Orquestra do Algarve, sob a orientação do maestro italiano Maurizio Colasanti e realizou novo recital a solo no Museu do Porto – Extensão do Romantismo. Foi ainda galardoado com o 2º Prémio no CALABRIA INTERNATIONAL PIANO COMPETITION 2023.

Bio facultada por João Paulo Moreira, publicada na Meloteca a 06 de setembro de 2023

Músicos da Trofa

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho

Partilhe
Share on facebook
Facebook