Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Lima Duque

Piano

João Lima Duque nasceu em Lisboa, a 24 de Julho de 1980. Vive e trabalha em Londres.

Começou a sua educação musical aos quatro anos com aulas de sensibilização musical, movimento corporal, solfejo e canto.

Aos nove iniciou os estudos de Piano na Escola de Música Joly Braga Santos, em Portimão, onde estudou com as professoras Paula Santana e Cândida Matos. Em 1996 terminou o Curso Básico de Piano, na classe de Raquel Correia. Obteve o Primeiro Prémio de Piano em todos o concursos internos.

Os seus estudos de Piano passaram ainda pelas classes de Silvina Madeira e Irene Ainstein no Conservatório Regional do Algarve, em Faro.

Em 1998 fixou-se de novo em Lisboa, ingressando na Escola de Música do Conservatório Nacional, na classe de António Rosa, onde conclui o Curso Complementar de Piano com a classificação de 19 valores.

Em Setembro de 2000 iniciou o Curso Superior de Piano, na ESART, onde estudou na Classe do Professor Doutor Caio Pagano e seus assistentes Mika Akyama e Paulo Álvares.

Durante este período e ate à conclusão da sua Licenciatura (2004) teve ainda a oportunidade de frequentar Belgais, Centro para o Estudo da Artes, onde tomou contacto com Maria João Pires, Caio Pagano, Jérôme Granjon, entre outros.

Após a conclusão do seu curso foi premiado com uma Bolsa de Estudos da União Europeia, para uma especialização em Música Contemporânea na Hochschule für Musik, Köln, em Colónia, na Alemanha, com o Professor e Pianista Paulo Álvares.

Frequentou em Portugal diversas classes de alto aperfeiçoamento com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Tania Achot, Inga Dzetsker e Paul Badura-Skoda.

Desde Setembro de 2005 estuda no Trinity College of Music de Londres, Inglaterra, onde concluiu o Postgraduate Diploma em Piano Performance na qualidade de bolseiro da instituição (TCM Scholar). Actualmente frequenta o curso de Mestrado (Master of Music), na classe do professor Yonty Solomon e tem frequentado diversas masterclasses com Martino Tirimo, Mikhail Kazakevich, Massimo Gon, Douglas Finch, Murray Mclachlan e Dimitri Alexeev.

Tomou parte no Festival de Musica Contemporânea para Piano, “New Quays” (dirigido por Elena Riu), em Blackheath Halls, Londres. Participou na estreia mundial da Sinfonia para Orquestra de Sopros, de Judith Zaimont e ainda integrou a equipa para a primeira performance completa da peça para piano com a duração de oito horas A Estrada, de Frederic Rzewski.

Paralelamente apresentou-se na sua primeira série de recitais a solo (Solo Piano Series) em St. Lawrence Jewry, St. Alfege, Charlton House e Mandeville Place em Londres e ainda na Cathedral of The Isles, Escócia.

Foi semi finalista das audições para YCAT (Young Concert Artists Trust ) e finalista do Concurso de Piano Alfred Kitchin, dedicado exclusivamente a música de Schubert e Schumann.

Nos últimos anos começou a ter um especial interesse na linguagem contemporânea, principalmente na música “recém-criada” e ainda na pesquisa e desenvolvimento de projectos artísticos multidisciplinares, como performances de música e artes visuais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook