João Bartolomeu

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Bartolomeu

Trombone

João Miguel Guerreiro Bartolomeu nasceu a 26 de junho de 1985. Iniciou os estudos musicais com o maestro António Batista na Escola de Música da Banda da Associação Cultural de Vila Real de Santo António.

Estudou no Conservatório Regional de Beja, na classe de Paulo Cordeiro e na Universidade de Évora- Curso de Música na classe de Hugo Assunção.

Ao longo do seu percurso musical fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa, da Orquestra de Estúdio WESO (West european Studio Orchestra) e do Ensemble MPMP.

Foi membro do Trio de Trombones “O Triciclo” e dos quintetos de metais: Five “T “Brass em Évora e Solbrass no Algarve e ainda do “Manifestum brass duo”- Duo de trombone e tuba que contava ainda com uma bailarina e uma artista plástica.

Trabalhou com diversos maestros tais como: Paulo Martins, Kodo Yamagishi, Ernest Schelle, Christopher Bochmann, Jan Wierzba , Diogo Costa , Luís Clemente, Carlos Amarelinho ,Roberto Pérez, Fernando Marinho, António Saiote, André Granjo, Leandro Alves, Jean Sebastien Béreau, José Pedro Gomes, Henrique Piloto e entre outros.

Frequentou classes magistrais de trombone com Hugo Assunção, André Conde, Paulo Cordeiro, Byron Fulcher , Hermenegildo Campos, Nuno Scarpa, entre outros.

Orientou diversas classes de aperfeiçoamento de trombone em Abrantes, Aldeia da Mata-Torres Novas, Santa Marinha-Seia, Pampilhosa da Serra, Moura, Gavião, Vila Real de Santo António e entre outros locais.

Foi também responsável pela classe de trombones no I estágio de orquestras de sopros do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso de Instrumentistas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo-Beja e no Estágio de Orquestra de Sopros em Abrantes.

Tocou a solo com a Banda musical Castromarinense em diversas ocasiões, com a Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Alverquense, Alverca, Banda da Sociedade Filarmónica União Mourense – Os Amarelos (Moura) e com a Banda da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense (Sines).

Lecionou no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso Profissional de Instrumentistas de Vila Real de Santo António, no Conservatório do Baixo Alentejo (Beja), Moura e Castro Verde e no Ensemble Montemor.

Foi professor de metais na Escola de Música da Sociedade Estrela da Beira Santa Marinha, Seia, e Professor de Iniciação Musical, Formação Musical e Instrumento no Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense. Foi professor de Metais na Banda da Sociedade 1º Janeiro (Castro Verde) e professor de Metais na Banda Musical Castromarinense (Castro Marim).

Foi Maestro da Banda da Sociedade Estrela da Beira – Santa Marinha, Seia e ainda Maestro Interino na Banda Filarmónica Pedroguense, Pedrógão Grande.

Tocou em diversos festivais de música, como por exemplo Festival Músicas do Mundo – Sines, Festival do Sudoeste-Zambujeira do Mar, Concentração Motard de Faro, Semana Académica do Algarve, Faro, Planície Mediterrânica-Castro Verde e Andanças.

Acompanhou diversos artistas de renome tais como a Rita Guerra, o Miguel Gameiro, os Orelha Negra e entre outros.

Foi professor de Música na Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra na Valência Creche e Pré-Escolar e ainda Aluno na Academia Europeia de Direção de Banda na classe dos Professores Jan Cober, Javier Viceiro-Figueira, André Granjo, Rafael Agulló e Andrés Alvarez.

Atualmente é professor de Música na Associação de Solidariedade Social Dornelas do Zêzere – valência Creche e Pré-Escolar, maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense (Galveias) e Coordenador da sua Escola de Música e professor de trombone na Clave de Sor, em Tramaga (Ponte de Sôr)

É aluno na Academia Portuguesa de Banda na classe de direção do Professor Paulo Martins.

[ Bio facultada por João Bartolomeu e publicada na Meloteca a 10 de março de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook