João Aboim

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Aboim

Piano

João Carvalho Aboim nasceu em Lisboa em 1982 e começou a tocar piano aos seis anos. Estudou na Escola de Musica de Linda-a-Velha com Ana Valente e em 1992 obteve o 1º Prémio de Piano (iniciação) no concurso nacional organizado pela Juventude Musical Portuguesa. Aos dez anos de idade iniciou contactos com a pianista Maria João Pires que passou, desde essa altura, a ser a sua orientadora musical.

Em 1993, continuou os seus estudos na Orquestra Metropolitana de Lisboa com a professora Savka Konjikusic. Em 1995, concorreu como representante português ao “Prémio Mozart” em Viena de Áustria, concurso patrocinado pela Unesco e Unicef, no qual obteve o 2º Prémio.

A partir dessa data, continuou a sua formação sob a orientação de Elisa Lamas e de António Menéres Barbosa. No verão de 1997, frequentou os XXXIV Cursos Internacionais de Música da Costa do Estoril na classe do pianista Pedro Burmester.

Em Outubro do mesmo ano, participou no concerto inaugural do renovado Teatro Rivoli, no Porto, onde interpretou o Concerto Nº 12, em Lá Maior, K414, de Mozart, com a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção de Michael Zilm. No ano seguinte, colaborou nos ensaios da peça teatral As Canções do pobre B.B., de Jorge Silva Melo, com música de Kurt Weill e Hans Eisler; nesse mesmo ano conheceu João Paes, com quem iniciou os seus estudos em História da Música.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, iniciou em 2000 a sua Licenciatura no Royal College of Music, em Londres, onde estudou com Irina Zaritskaya e Andrew Ball.

Em 2002, participou, como solista, no Festival de Música de Sintra e no Festival Internacional de Música do Algarve. Interpretou o Concerto Nº 2 de Beethoven, acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de Michael Zilm.

Durante a temporada 2002-2003, participou no projecto Belgais – Centro para o Estudo das Artes, onde estudou com Caio Pagano, Jerôme Granjon e Maria João Pires. Actualmente, João Carvalho Aboim estuda com Andrew Ball no Royal College of Music.

07 Fevereiro 2007

Partilhe
Share on Facebook
Facebook