Janete Santos
Flauta
Natural do Porto, Janete Santos iniciou os estudos musicais no ambiente familiar, prosseguindo-os na Academia de Música de Castelo de Paiva e, posteriormente, no Conservatório de Música do Porto, onde terminou o curso complementar com a classificação máxima, na classe de Flauta do professor Luís Meireles
Mais tarde, ingressou na Academia Superior de Orquestra, onde concluiu a licenciatura, tendo estudado com os professores Tristan Hayoz, Sandra Pina e Anabela Malarranha, na disciplina de Flauta, e com o maestro Jean-Marc Burfin, integrada na Orquestra Académica Metropolitana.
Participou em classes de aperfeiçoamento com os mais prestigiados flautistas, como Vicenz Pratz, Magdalena Martinez, Patrick Gallois, Herbert Weissberg e Rien de Reed, entre outros.
Foi laureada em diversos concursos, destacando-se o Prémio Jovens Músicos, na categoria de Flauta e Música de Câmara, Juventude Musical Portuguesa, Prémio Fórum Musical e Concurso de Interpretação do Estoril. Integrou várias orquestras de jovens, como a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra das Escolas Particulares, a Orquestra de Sopros dos Templários e a Orquestra Internacional de Jovens Europeus.
Apresentou-se como solista com a Orquestra Académica Metropolitana e a Orquestra Clássica do Porto. Realiza frequentemente recitais, com várias formações de câmara, interpretando repertórios de vários estilos, desde a música barroca à música contemporânea.
Atualmente, Janete Santos ocupa o lugar de Solista B na Orquestra Metropolitana de Lisboa e, paralelamente, leciona no Conservatório de Música da Metropolitana e na Academia Nacional Superior de Orquestra.