Ivan Moody

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ivan Moody

Composição . Investigação . Direção

Ivan Moody estudou Música e Teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York (onde se doutorou). Estudou composição com Brian Dennis, Sir John Tavener e William Brooks. A sua música tem sido executada e transmitida por todo o mundo, encomendada e tocada por executantes mundialmente reconhecidos.

As suas obras mais substanciais até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akathistos Hymn (1998) e Qohelet (2013), e obras recentes incluem um concerto para marimba para a percussionista croata Ivana Bilic, Vespers Sequence, para o ensemble New York Polyphony, obra estreada en Nova Iorque em Janeiro de 2017, Isangele, estreada pelo Coro de Câmara Inglês em Patmos em Agosto de 2018 e três motetes para Trio Mediaeval, estreados em Oslo em Outubro de 2018. Projectos futuros incluem obras para Singer Pur, o Coro do Estado da Bielorússia, o cornetista Bruce Dickey e um concerto para o pianista americano Paul Barnes.

Além de compositor, Ivan Moody é maestro e musicólogo. Tem publicado extensivamente sobre a música das Balcãs, da Rússia e da Península Ibérica, com ênfase especial sobra a música contemporânea e a música sacra. O seu livro Modernismo e a Espiritualidade Ortodoxa na Música Contemporânea foi publicado em 2014, e reimpresso em 2017.

É investigador integrado no CESEM – Universidade Nova de Lisboa, tendo sido anteriormente Professor de Música Eclesiástica Ortodoxa na Universidade da Finlândia Ocidental, e é fundador e presidente da International Society for Orthodox Church Music (www.isocm.com). É também protopresbítero da Igreja Ortodoxa (Patriarcado Ecuménico de Constantinopla), e reitor da paróquia de São João o Russo no Estoril.

[ Bio facultada por Ivan Moody e publicada na Meloteca a 13 de junho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook