Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Iria Perestrelo

Soprano

Iria Perestrelo iniciou os estudos musicais na Academia de Música de S. João da Madeira e mais tarde integrou o Conservatório de Música do Porto, concluindo o Curso Complementar de Canto na classe de Cecília Fontes.

Em 2006 foi admitida na Guildhall School of Music & Drama em Londres, onde completou a Licenciatura e Mestrado em Canto, com Penny Mackay e Susan Waters, enquanto bolseira de inúmeras instituições.

Obteve a melhor classificação do 1.º ano, tendo sido convidada a representar a Guildhall School na prestigiada competição Kathleen Ferrier Bursary Competition for young singers.

Em Inglaterra atuou no Barbican Center, Wigmore Hall, Handel Festival, Brighton Early Music, National Portrait Gallery, National Theatre, Royal Albert Hall, Birmingham Town Hall, entre outros. Aparece em várias gravações para a rádio BBC e gravou também para a Antena 2.

Créditos em ópera incluem: A Midsummer Night’s Dream no Barbican Theatre, Devcata Jenufa no Theatre in the Woods Grange Park Opera, Zerlina D. Giovanni para Humanitas Culture; Cis Albert Herring no Silk Street Theatre; Gingerbread woman A village Romeo and Juliet Delius no Wexford Festival Opera Irlanda, Bach St. Mathew Passion, numa produção National Theatre London, encenada por Sir Jonathan Miller; Gazela Os Zoocratas de Filipe Pires (Rivoli e TNSC).

É cantora regular do Festival Grange Park Opera em Inglaterra, onde contracenou com Bryn Terfel (Fiddler on the roof), Simon Keenlyside (Oliver) e com Joseph Calleja (Tosca). Em Portugal canta frequentemente no Festival ZêzereArts, tendo interpretado recentemente o papel de Susanna em Le Nozze di Figaro, e em edições anteriores Serpina La Serva Padrona, Despina Cosí fan tutte, e Zerlina D. Giovanni.

Em 2011 foi galardoada com o prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias e Instituto Português da Juventude pela estreia da obra Óxido, op.9 de Francisco Coll, no Wigmore Hall, uma performance integrada no projecto Voiceworks. Em 2012 ganhou o Prémio do Público no Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, e conquistou o 2.º lugar no Concurso de Canto José Augusto Alegria em Évora.

Como bolseira da European Network of Opera Academies participou nos workshops da Opera Teatr Wielki em Varsóvia, onde teve oportunidade de trabalhar com Anita Garanča, Andrejs Zagars, Eytan Pessen, e com Claudio Desderi na Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou outras classes de alto aperfeiçoamento de Canto com Chen Reiss, Edith Wiens e Sarah Walker.

Enquanto membro profissional do Philharmonia Chorus cantou as grandes obras corais em palcos como Royal Festival Hall, Royal Albert Hall, Kings College Cambridge, Sheldonian Oxford, Palau de la Música Valencia e mais recentemente na Elbphilharmonie Hamburgo, sob a batuta de maestros como Sir Jeffrey Tate, Andris Nelsons, Vladimir Ashkenazy, Daniel Harding, entre outros.

Com o Coro da Orchestra of the Age of the Enlightenment teve a oportunidade de cantar em várias edições do Festival BBC Proms, sob direcção de Sir Simon Rattle e Marin Alsop.

Estuda actualmente com a soprano Yvonne Kenny em Londres, e com Lúcia Lemos em Portugal.

Iria é também licenciada em Ciência da Informação pela Universidade do Porto.

13 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook