violinista Inês Pais

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Inês Pais

Violino

Inês Filipa Costa Pais iniciou os estudos musicais aos 6 anos na classe de violino do Método Suzuki da Academia de Música de Paços de Brandão com a professora Ana Brízida Oliveira, e mais tarde com Augusto Trindade.

No ano de 2016 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde concluiu a licenciatura em música (violino) na classe dos professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade.

Complementou a sua formação com classes de aperfeiçoamento com Eszter Haffner, Bárbara Doll, Pavel Myliukov, Zsolt-Tihamér Visontay, Mayuko Kamio, Peter Stark, Evandra Gonçalves, Ana Sofia Mota, Nuno Meira e Vítor Vieira.

Foi agraciada com vários prémios de mérito e excelência pela Escola Superior de Artes Aplicadas – IPCB, Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida e Rotary Clube de Espinho. No que respeita a concursos de violino, obteve 1.º Prémio no Concurso Internacional Paços’ Premium (2011), e 2.º Prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão (2010).

Participou em diversos festivais como o Aurora Fine Arts Festival, Suécia (2017) International Festival Vara Magica, Bucareste (2016) e Young Euro Classic, Berlim (2015).

Apresenta-se regularmente em recitais por todo o país, e foi convidada a apresentar-se a solo no 43.º Festival Internacional de Música de Paços de Brandão – FIMUV no recital Jovens Embaixadores com a pianista Isolda Crespi Rubio.

No âmbito da experiência orquestral, foi membro da Orquestra de Jovens da União Europeia (2019), concertino na Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa (2018), assistente de concertino na Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (2018) e colaborou ainda com a Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira e Lisbon Film Orchestra. Teve, assim, oportunidade de tocar sob a direção de maestros de reputação nacional e internacional como Vasily Petrenko, Peter Stark, Stéphane Denève, Kazushi Ono, Osvaldo Ferreira, Jan Wierzba, Jean-Sébastien Béreau, José Eduardo Gomes, Pedro Carneiro, Rui Pinheiro, entre outros.

Colaborou com alguns dos solistas mais reconhecidos atualmente, no panorama nacional e internacional, como Andreas Ottensamer, Nicolas Altstaedt, Ray Chen, Pavel Myliukov, Sayaka Shoji, Vasco Dantas, Luísa Tender, Raúl da Costa e Carlos Ferreira. Atualmente é violinista convidada pelas orquestras Filarmónica Portuguesa, Filarmonia das Beiras e Orquestra de Guimarães e encontra-se em fase de conclusão do Mestrado em Ensino da Música.

[ Bio facultada por Inês Pais, publicada na Meloteca a 11de fevereiro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook