Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Idalete Giga

Direção coral

Natural de Montemor-o-Novo, Idalete Giga é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Estudou também Pedagogia Musical Helden com Manuela Tamagnini e Pedagogia Musical segundo o Método Ward (quatro anos lectivos e respectivos estágios) curso que concluíu em 1977, no Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação de Júlia d´Almendra.

Terminou os cursos de Canto Gregoriano, Direcção Gregoriana e Direcção Polifónica no mesmo Instituto. Estudou ainda com outros mestres, nomeadamente, Jos Lennards do Instituto Ward de Roermond, na Holanda, Bernard Girod, do Conservatório de Genebra, Theodore Marier, Presidente do Centro Internacional de Estudos do Método Ward da Universidade Católica de Washington, Edith Weber, da Universidade da Sorbonne, Heinz Hennig e Peter Sefcik do Conservatório de Hannover e Marie Thérèse Boyer, musicóloga e investigadora no Centro Nacional de Investigação Científica de Paris.

No Conservatório Nacional, em Lisboa, frequentou o curso especial de flauta transversal na classe de Louis Boulton, entre 1970 e 1974 e terminou os cursos geral e superior de canto em 1980 e 1985. Desde 1978 é membro efectivo do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian.

É Assistente no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora onde lecciona as cadeiras de Expressão e Comunicação não Verbais e Didáctica da Música nos cursos de Licenciatura de Educação de Infância e Professores do 1º Ciclo. Desde 1993 tem sido convidada para leccionar a cadeira de Didáctica Específica e Tecnologia Educativa para a Educação Musical (Profissionalização em Serviço) na mesma Universidade. Leccionou ainda as cadeiras de História da Música (cadeira de opção da Licenciatura em História) e Prática Coral no curso de Licenciatura em Música.

Foi membro do Grupo de Trabalho responsável pela área da Música e pela elaboração do Plano de Estudos inicial da Licenciatura em Música e membro da Comissão Instaladora dos Ensinos Artísticos da Universidade de Évora. Em 1996 apresentou nesta Universidade as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica sobre o tema “Aspectos da Formação da Voz nos Métodos Activos de Educação Musical”.

Antes de ingressar na Universidade de Évora foi membro da Equipa da Área das Expressões Artísticas, no Instituto de Inovação Educacional, entre 1988 e 1991.

A sua longa experiência no campo do ensino da Música abrange crianças desde a idade pré-escolar e escolar, jovens e adultos. Durante vários anos leccionou Pedagogia Musical Ward e Helden no Centro de Estudos Gregorianos, Instituto Gregoriano de Lisboa e Juventude Musical Portuguesa a crianças em idade pré-escolar e escolar (1º ciclo do E. B.).

Na formação de Professores e Educadores de Infância, Professores de Educação Musical e estudantes de Música organiza, anualmente, cursos intensivos no Centro Ward de Lisboa e outras Instituições. Tem realizado também acções de formação FOCO, na área da Educação e Expressão Musical, em várias zonas do Alto Alentejo, nomeadamente, Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

Colabora com a Associação Eborae Musica desde 1997, tendo sido convidada por esta Escola para directora artística do Coro Infantil e ainda para responsável pedagógica do Projecto “Sensibilização para a Música nas Escolas do 1º Ciclo” da cidade de Évora.

É responsável, desde 1994, pela organização anual das Semanas de Estudos Gregorianos onde tem leccionado Canto Gregoriano e Pedagogia Musical Ward/Helden.

Para além da sua actividade pedagógica dedica-se também à pesquisa, estudo e interpretação do Canto Gregoriano.

Em 1985 fundou o Coro Capela Gregoriana LAUS DEO que continua a dirigir e com o qual realizou várias gravações de Canto Gregoriano, Polifonia e Cantos Religiosos tradicionais portugueses alusivos ao Natal.

É autora de várias comunicações e artigos dispersos por revistas e jornais sobre temáticas que incluem, nomeadamente, Pedagogia Musical Ward e Helden, Canto Gregoriano, Simbolismo Musical, Etnomusicologia, Educação Vocal, Interdisciplinaridade e Criatividade Musical.

Colaborou na tradução e adaptação para a língua portuguesa das obras da pedagoga americana Justine Ward. No domínio da composição tem harmonizado canções populares tradicionais de cancioneiros portugueses e estrangeiros e criado canções para crianças em idade pré-escolar e escolar sobretudo com fins didácticos.

21 Março 2007