Hugo Monteiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hugo Monteiro

Contrabaixo

Hugo André Tiago Monteiro nasceu a 13 de novembro de 1981 na Covilhã, Portugal.

Iniciou os estudos musicais na Academia de Música e Dança do Fundão com Carlos Branco.

Em 1998 ingressou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior onde estudou inicialmente com João Fortunato Panta Nunes, e posteriormente com Miguel Leiria Pereira. Frequentou classes de aperfeiçoamento com Rinat Imbraguimov, Rainer Zepperitz e Fernando Flores.

Ao longo destes anos teve a oportunidade de integrar várias orquestras, como por exemplo, Orquestra APROARTE (2000), Orquestra Portuguesa das Escolas de Música (2000), International Orchestra of Luxembourg (1999 a 2001), ERASMUS String Orchestra (2004), Orquestra da ESART, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfónica da E.P.A.B.I. e Orquestra da Universidade de Évora, e apresentou-se também como reforço na Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras.

Tocou sob a direção dos maestros Oliver Diaz Suarez, Christopher Bochmann, Max Rabinovitsj, Gerard Doherty, Álvaro Cassuto, Osvaldo Ferreira, Richard Hortien e Arnold Allum, acompanhou solistas como António Rosado, Alex Klein, Stefan Dohr, Nina Schumann, Bruno Pasquier, Reinhold Friedrich, Jacques Mauger, e trabalhou com vários professores, em música de câmara e classe de naipe, entre os quais se destaca Elisabeth Perry, Alexandre Samardjiev, Duncan Fox e Miguel Rocha, entre outros.

Terminou o Curso de Instrumento em 2002 com 18 valores. Em 2007 conclui a Licenciatura em Música – Ramo de Ensino, Área de Formação Específica de Canto e Instrumento – Instrumento Principal: Contrabaixo (com profissionalização), na Universidade de Évora, onde estudou com o professor Iouri Axenov.

Ainda em 2007 orientou o naipe de Contrabaixos no estágio da Orquestra de Jovens Momentum Perpetuum, que decorreu na Casa da Música, Porto.

É membro fundador do Ensemble Contemporaneus.

É professor de Contrabaixo no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Conservatório Regional de Castelo Branco, Conservatório Regional de Évora “Eboræ Mvsica” e Escola de Música do Centro Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte.

Partilhe
Share on facebook
Facebook