Bio+
Henrique Pinto Ribeiro
Maestro de Banda
Filho de Henrique Pereira Ribeiro, a quem sucedeu na direção artística da Banda de Música de Felgueiras em 1986, e pai do oboísta Pedro Ribeiro, Henrique Pinto Ribeiro ingressou na Banda aos nove anos de idade como executante em requinta.
Aos 12 anos foi distinguido com um voto de louvor pela FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho) aquando da realização do Concurso Nacional de Bandas Civis, em 1971. Mais tarde participou no concurso para jovens aprendizes organizado por aquela entidade, em Lisboa, sendo solista em clarinete.
No Conservatório de Música do Porto frequentou o curso de clarinete que completa com a classificação final de 18 valores, na classe de António Gomes Oliveira Junior.
Aos 17 anos ingressou na Banda da Região Militar Norte onde permaneceu seis anos, tendo sido louvado pelo seu desempenho como solista. Realizou concertos a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto e integrou o grupo Música Viva, do qual era líder o professor e maestro Miguel Graça Moura.
Mais tarde foi convidado a dirigir a Banda de Música de Rio Mau (Penafiel) onde se manteve durante seis anos.
Foi professor de Educação Musical na Escola Preparatória de Felgueiras.
Em 2014 concluiu a Licenciatura em Educação Musical no Instituto Superior de Ciências Educativas.
É autor de várias composições em uso na Banda de Música de Felgueiras, bem como do “Hino da Banda” (letra e música).
O seu pai, Henrique Pereira Ribeiro, nascido em 1931, já vinha de uma família com tradições musicais. Neto de músico filarmónico, fora aluno do Mestre Aniceto Pinto Ferreira. Fez o curso de regentes em 1972, em Lisboa. Foi regente da Banda entre 1959 e 1986. Foi professor de música na Escola Preparatória Manuel de Faria e Sousa e Escola Preparatória da Lixa.
Fonte: Subsídios para a História da Banda de Música de Felgueiras, 2022.