Bio+
Gustavo Afonso
Piano
Natural de Coimbra, Gustavo Afonso estudou com Álvaro Teixeira Lopes, Rita Dourado e Helena Paula Figueiredo, tendo sido premiado em concursos de piano a nível nacional e internacional.
Participa com regularidade em classes de aperfeiçoamento orientadas por pianistas como Ecaterina Baranov, Fausto Neves, Guigla Katsarava, João Paulo Santos, Josep Colom, Miguel Borges Coelho, Olga Prats, Pedro Burmester, Rudolfo Rubino e Serghei Covalenco.
Concluiu, em 2018, a Licenciatura em Música (ramo de Performance) na Universidade de Aveiro.
Em 2020, completou o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição, desenvolvendo um trabalho de parceria com compositores portugueses, do qual resultou a criação do Álbum de Música Portuguesa para Jovens Pianistas, publicado pela AVA Musical Editions.
Conta com diversos concertos a solo, tendo-se apresentado como solista com a Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Coimbra, dirigida por Leandro Alves, e com a Orquestra Clássica do Centro, sob a batuta de António Sérgio Ferreira.
É bolseiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, e frequenta o Programa Doutoral em Música na Universidade de Aveiro.
Duo
Em duo canta com Gustavo Afonso. O duo de Beatriz Maia e Gustavo Afonso nasceu em 2015, na Universidade de Aveiro, e tem explorado um repertório diversificado, que inclui obras de compositores como Schubert, Schumann, Brahms, Fauré, Wolf, Mahler, Debussy, Berg e Berta Alves de Sousa.
Beatriz e Gustavo já atuaram em inúmeros locais de norte a sul do país, entre os quais a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, o Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, o Pavilhão Centro de Portugal e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra; o Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; o Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto; a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda; a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa; e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. Merecem destaque os concertos integrados na edição de 2019 dos Festivais de Outono, em Aveiro, na série de recitais Ciclos de Lua Nova, em 2021, na cidade de Águeda, e no I Festival de Canto de Castelo Branco, no mesmo ano.
O duo participou no CD dedicado à compositora portuguesa Berta Alves de Sousa, com a gravação de quatro canções sobre poemas de Luís de Camões, no âmbito do projeto Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries, coordenado por Helena Marinho.
Em 2017, o grupo foi galardoado com o segundo prémio ex-aequo, no nível superior do concurso de Música de Câmara da CulturXis.
07 de setembro de 2023
Músicos de Coimbra
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.