Grupo Vocal Arsis
Coro
O Grupo Vocal Arsis foi constituído em 1978 por Francisco d’Orey e alguns membros do Coro da Universidade de Lisboa que, terminados os respectivos cursos, pretendiam assegurar, em conjunto e com autonomia, a continuidade da sua actividade coral.
Sendo dirigido por Paulo Brandão desde 1989, o Grupo Vocal Arsis é composto por cerca de 40 coralistas das mais variadas origens, que têm em comum o sentido de partilha e camaradagem imprescindível à actividade do canto em comum.
Membro da Fédération Européenne des Jeunesses Chorales (FEJC) desde 1988, o Grupo Vocal Arsis e/ou os seus membros têm participado anualmente em Festivais e Semanas Corais organizadas pela FEJC, beneficiando em consequência quer a nível coral, quer humano, do enriquecimento decorrente do contacto com coros de outros países e Maestros de renome internacional. O Coro é também membro da Associação de Coros da Área de Lisboa.
As últimas temporadas foram marcadas, para além de vários concertos integrados em eventos organizados por terceiras entidades, pela preparação e apresentação de dois projectos promovidos pelo próprio Coro. O primeiro, no âmbito das comemorações dos 856 anos de Lisboa Cidade Portuguesa, organizado em colaboração com o Castelo de S. Jorge e a EGEAC, e.m. subordinado ao tema central “Ibéria – Encontro de Culturas”, tendo sido preparado e apresentado publicamente em vários espectáculos no próprio Castelo de S. Jorge. O segundo, “Dois Maestros e um coro”, visou recuperar algo da história do próprio Arsis, tendo resultado da estreita colaboração entre o seu Maestro fundador e o Maestro actual, e foi realizado na Basílica dos Mártires.
O Grupo Vocal Arsis participou também no ciclo de espectáculos “Temporada de Música em S. Roque”, tendo interpretado o “Te Deum” de Delalande numa produção própria com solistas e conjunto instrumental.