Grupo Académico de Danças Ribatejanas

  • Morada

    Campo Infante da Câmara
    2000-014 Santarém

  • Telefone

    (+ 00 351) 243 333 822

  • Descrição

    O Grupo Académico de Danças Ribatejanas (de Santarém) foi fundado em 1956 pelo etnógrafo Celestino Graça, com o propósito de recolher, reconstituir e divulgar as tradições folclóricas das distintas regiões etnográficas do Ribatejo – Lezíria, Bairro e Charneca – respeitando as suas características, no que concerne ao trajo, às danças e ao cancioneiro.

    Mercê de uma constante e ininterrupta atividade, o Grupo Académico tem representado o Ribatejo por todo o país, em festas e romarias ou em importantes festivais de folclore. Extravasando as fronteiras nacionais, já efetuou mais de 50 digressões por 25 países, nomeadamente na Europa, em Angola, Brasil, Israel e Estados Unidos da América.

    Mantendo bem vivo o exemplo e o empenhamento do seu Fundador, o Grupo Académico continua a representar condignamente o folclore do Ribatejo e anualmente organiza o Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Santarém, certame com meio século cujo prestígio o coloca entre os mais importantes de quantos se realizam no país e no estrangeiro, no âmbito do CIOFF.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook