Gonçalo Filipe de Sousa, harmonicista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gonçalo Filipe de Sousa

Harmónica cromática

Gonçalo Filipe de Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de sua expressão musical a harmónica cromática.

Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical. Entre 2002-2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal onde estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado. Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo a harmónica o instrumento principal.

Frequenta o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nos últimos três anos gravou quatro discos como líder.

Em 2019 com o seu quinteto de jazz “Nova Construção” – (apoio Antena 2); em 2020 com o pianista e compositor Carlos Garcia gravou o disco em duo piano e harmónica “Monks na Meia Praia”, em 2021 com também com Carlos Garcia gravou “Ecos de Zeca” (em homenagem a Zeca Afonso); em 2022 gravou ao vivo no Hot Clube de Portugal o disco “Gonçalo Sousa Quarteto – Um Sorriso para o Toots” (homenagem a Toots Thielemans pelo seu centenário) para a label Hot Clube (Dezembro de 2022).

Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo verdiana, ao pop ou worldmusic, tendo actuado no Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Cabo Verde.
Realizou duas residências artísticas, em Cabo Verde em 2018 “Residência Artística-Sons da Lusofonia” e em 2019 nos Açores na Ilha de Santa Maria “Anticlone”.

Lidera o Gonçalo Sousa Quinteto “Nova Construção”; o quarteto de homenagem a Toots Thielemans – Gonçalo Sousa “Um Sorriso para o Toots”; co-lidera os projectos “Monks na Meia Praia” duo com o pianista e compositor Carlos Garcia; o projecto “Entre Pontes” – música erudita com a pianista Francesca Guatteri; “Pela Rua Fora” com o guitarrista Cláudio Alves e percussionista argentino Sebastian Scheriff; “Passeando em tom Jobim” com o guitarrista de 7 cordas brasileiro Gabriel Selvage.

É membro do quinteto de latin jazz de Maria Anadon; do grupo de cante/fado Luís Trigacheiro, do quinteto de jazz de Francisco Costa Reis e do quinteto de jazz de Nanã Sousa Dias.

Tem tocado e gravado com vários artistas do rock, pop, fado, música brasileira e africana, tais como Rui Veloso, Marco Rodrigues, Valéria Carvalho, Ala dos Namorados, Luís Trigacheiro, Susana Travassos, Marco Oliveira, Tatanka, Jon Luz, Tabanka Djazz, Don Kikas, Danny Silva ou Eduardo Paim.

Bio facultada por Gonçalo Filipe de Sousa e publicada na Meloteca a 18 de novembro de 2022

Partilhe
Share on facebook
Facebook