Bio+
Francisco Ribeiro
Composição . Instrumentação
Francisco Manuel Barbosa Ribeiro nasceu em Gaia em 2001. Iniciou os estudos musicais em 2011 na Ensin’arte, Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma.
Realizou a licenciatura em Composição na Universidade de Aveiro, com uma média final de 18 valores, tendo estudado com Evgueni Zoudilkine, Isabel Soveral, Sara Carvalho e Henrique Portovedo.
Frequenta o mestrado em Ensino de Música, vertente Música de conjunto (Orquestra de Sopros), orientado por André Granjo.
Foi premiado no concurso de solistas da Escola Profissional de Música de Espinho, tendo-se apresentado com a Orquestra Clássica de Espinho sobre a direcção de Pedro Neves com o Concertino for marimba and orchestra de Paul Creston.
Participou como compositor e maestro de um ensemble formado na Escola Profissional de Música de Espinho para o concurso “Quem é Calouste”, tendo obtido a primeira classificação na categoria de música, para jovens entre os 15 e os 18 anos. Obteve o segundo prémio na VIII edição do concurso Prémio de Composição Viana do Castelo, com a obra para marimba Variações espanholas.
Colabora regularmente com a Escola de Música Ensin’arte, sendo professor de percussão desta instituição desde 2017.
Em 2021, a peça Esconder é sofrer foi premiada no âmbito do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros promovidos pela Fundação INATEL e pela Banda Sinfónica do Exército.
É co-fundador do quarteto Nota do Meio, dedicado à interpretação de música moderna para dois pianos e dois percussionistas.
Em 2023, a peça Through my Glassy Veil, para Orquestra de Sopros e Narradora, obteve o primeiro prémio e prémio do público no XI Concurso Nacional de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, em colaboração com a companhia de teatro “O Bando”.
Bio facultada por Francisco Ribeiro, publicada na Meloteca a 29 de maio de 2024
Músicos de Gaia
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho