Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Francisco Berény

Guitarra clássica

Francisco Berény Domingues nasceu em 1995 no Porto e iniciou os estudos musicais aos 11 anos. Frequentou o Curso de Música Silva Monteiro onde trabalhou com os professores Hugo Sanches, Paula Marques, Óscar Rodrigues e Pedro Rodrigues.

Participou em vários recitais em Portugal e Espanha, destacando-se a sua apresentação na Assembleia da República, na Câmara Municipal do Porto onde teve o papel de solista com a Orquestra Juvenil da Bonjóia, no Palacete Viscondes Balsemão, no Festival Musicatos, no Festival 20.21 Évora Música Contemporânea e no Ciclo Novos Talentos no Teatro do Rivoli.

Colaborou regularmente em iniciativas com a Associação Música e Esperança de Portugal e tem um duo activo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes.

Em adição, Francisco conta já com obras dedicadas a ele pelos compositores Amílcar Vasques Dias, Diogo Novo Carvalho e Pedro Rodrigues (no caso, dedicado ao trio de guitarras Trium).

No contexto de “Masterclasse” contactou com: Paula Marques, Michel Sadanovsky, Dejan Ivannovich, Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues, Judicael Perroy, Javier Somoza, Marco Tamayo, Michalis Kontaxakis, Daniel Wolff, Fabiano Borges, Hubert Kappel, Zoran Dukic, Laura Young, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Marcin Dylla.

Para além destas actividades, Francisco Berény participou em concursos onde obteve alguns prémios: 3º prémio na categoria superior do Concurso Internacional de Almada, 3º prémio no Concurso Internacional de Leiria, 2º prémio no Concurso Internacional do Fundão e Menção Especial do Juri na IV Mostra Musical de Villagarcia de Arousa.

Berény concluiu uma licenciatura em “performance” de guitarra e o primeiro ano do Mestrado em Ensino de música na Universidade de Aveiro com Pedro Rodrigues.

Recentemente ingressou na Universidade Mozarteum em Salzburgo onde fará um Mestrado em performance com Laura Young.

07 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook