Bio+
Francisca Moreira
Violeta
Natural de Santo Tirso, Francisca Moreira iniciou os estudos musicais em Flauta Transversal com Liliana Leal.
Em 2000 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe de viola d’arco de Rute Azevedo. Entre 2002 e 2006 integrou a Orquestra ARTAVE sob a direção dos maestros Roberto Pérez e Luís Machado. Em 2004 integrou a Orquestra Aproarte sob a direção do maestro Ernst Schelle. Em 2005 teve a oportunidade de liderar o naipe das violas da mesma orquestra.
Em 2006 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE, na classe de viola de Ryszard Wóiciki. Em Música de Câmara teve a oportunidade de trabalhar com Marta Eufrázio, Florian Pertzborn e Teresa Correia. Foi vencedora do Concurso Harmos, no ano de 2007 na categoria de Música de Câmara.
Licenciou-se nesta escola no ano 2010.
Realizou cursos de aperfeiçoamento e masterclasses orientados por Igor Souliga, Paul Wakabayashi, Ryszard Wóycicki, Marc Tooten, Avri Levitan e Tatjana Masurenko.
No ano de 2012, ingressou no projeto Fundação Orquestra Estúdio (Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012), onde teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Rui Massena, Joana Carneiro, Pedro Carneiro, Vítor Matos, Vasco Faria, Miguel Graça Moura, entre outros. E solistas como: Jorge Castro Ribeiro, Jorge Almeida, Carlos Alves, Expensive Soul, Nataline Cleine, entre outros.
Em abril de 2013 teve a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Desde 2014 tem tido a oportunidade de participar como reforço na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Como docente já lecionou a classe de Viola d’arco e Classe de conjunto na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Conservatório de Música do Porto e Conservatório de Música de Coimbra.
Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho – Braga.