Fórum Municipal Luísa Todi

  • Morada

    Avenida Luísa Todi
    2900 Setúbal

  • Telefone

    (+ 00 351) 265 522 127

  • Descrição

    O Fórum Municipal Luísa Todi é a principal sala de espetáculos de Setúbal e está dotado com as melhores condições técnicas da atualidade para a realização do mais variado tipo de eventos, como concertos, teatro, ópera, dança, variedades e congressos.

    O edifício, inaugurado em 1960, foi alvo de profundas obras de requalificação e modernização, encerrando em 2009 e reabrindo ao público a 15 de setembro de 2012. O traçado do antigo imóvel, parte integrante da memória coletiva setubalense, foi respeitado, misturando harmoniosamente elementos estruturais e modernos.

    Localizado na Avenida Luísa Todi, a entrada principal encontra-se no alçado poente e proporciona acesso direto à sala de espetáculos, sendo ladeada pela bilheteira, com utilização exterior e interior, e por um elevador panorâmico, para aceder aos lugares de balcão.

    No exterior, um arranjo urbanístico circundado por um espelho de água é complementado por uma escultura em memória da cantora lírica setubalense, mundialmente famosa entre os séculos XVIII e XIX e que dá o nome ao fórum municipal. O projeto “Ampliação e Modernização do Fórum Municipal Luísa Todi”, do Programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, representa um investimento global de 4 milhões, 279 mil e 461,71 euros, montante comparticipado com uma taxa de 65 por cento por fundos comunitários canalizados através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

    Sala principal com 645 lugares – Plateia com lotação de 409 pessoas – Balcão com 236 lugares – Palco com 16,8 metros de profundidade – Fosso de orquestra com capacidade para 55 músicos (adaptável a subpalco, consoante as necessidades dos espetáculos) – Sala polivalente (área para espetáculos de menor dimensão, localizada no terraço, com vista panorâmica para a baía, tem capacidade para 60 lugares na configuração de café-concerto e para 132 na de plateia) – Edifício pensado para acesso a pessoas com mobilidade reduzida – Playground (infantário com atividades lúdicas para crianças durante o período dos espetáculos) – Cafetaria – Cabinas de tradução para apoio a eventos de cariz internacional – Bilheteira com acesso interior e exterior.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook