Bio+
Filipe Cunha
Direção
Residente em Braga, Filipe Cunha iniciou os estudos musicais com sete anos, na escola de música de Lanhelas (Caminha), com Cesário Lagido. Concluiu o curso de Música no Conservatório Calouste Gulbenkian – Braga, (Clarinete e Flauta Transversal).
Concluiu o curso Superior de Direção na Academia Europeia de Direção e estudou Direção de Orquestra Clássica em Lisboa durante 3 anos com o maestro francês Jean-Sébastien Béreau.
Dirigiu estágios de Orquestra de Sopros em Barcelos e nos Açores (Faial).
Já dirigiu inúmeras Orquestras (Clássica, Sinfónica, Filarmónica, de Camara, etc…), Bandas de Música e outros agrupamentos em Portugal e no estrangeiro e é convidado frequentemente para projectos internacionais, júri de concursos, masterclasses, entre outros.
É maestro de: Orquestra Filarmónica de Braga; Filarmonia Juvenil de Braga – Braga Youth Wind Orchestra; Grupo “Opera per Tutti” (Braga), Ensemble de Cordas e Ensemble de Sopros da OFB.
No seu percurso musical realizou concertos em: Portugal (Continente e Ilhas), Espanha, França, Bélgica, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Canadá, EUA, Porto Rico, Venezuela, Brasil e Cuba.
Em Dez. 2019 / Jan 2020 esteve em digressão pela China com a para dirigir os Concertos de Ano Novo – “Strauss & friends”.
Em 2020 esteve na final do Concurso Mundial “World Music Competition” (Vienna) na categoria de Direção de Orquestra.
Em 2020 foi convidado e integrou o júri do Concurso “International Orchestra Auditions Awards” (Itália) tendo também passado a colaborar com a Samnium University of Music como maestro convidado.
Ainda em 2020 foi convidado para Maestro Honorário da Korean Orchestra (K-Classics) integrando assim o grupo de 16 maestros escolhidos para esta Orquestra a nível mundial.
Em 2021 foi convidado e integra a Sociedade Musical Giuseppe Verdi (México) como maestro internacional.
Em 2021 dirigiu a Orquestra do Alto Minho em Viana do Castelo. Em 2021 esteve no Festival Internacional de Música Catalana em Barcelona a dirigir a Orquestra Filarmonia Ibérica sendo o único maestro português convidado no festival.
Para 2022 já recebeu convites para dirigir concertos com Orquestras em Itália, Espanha, China, Holanda, Polónia, México e Açores.
É professor de Flauta Transversal e instrumentos de corda, e director pedagógico da Escola de Música de Nogueiró-Tenões.
Desde 2022 é artista da Cmajor Management UK (Reino Unido).
Bio facultada por Filipe Cunha, atualizada na Meloteca a 24 de janeiro de 2022