Fernando Serafim

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fernando Serafim

Tenor lírico

Fernando Serafim nasceu em Alcobaça em 1933. Fez o curso de canto no Conservatório Nacional e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Itália, onde estudou técnica vocal. Logo depois foi para a Akademie Mozarteum (Salzburg, Áustria) onde estudou 2 anos, com uma bolsa do Instituto para a Alta Cultura.

A sua carreira como concertista contou com a cumplicidade de Fernando Lopes-Graça.

Lembra-se de ter dado um concerto com João de Freitas Branco, na Fundação Calouste Gulbenkian, num “barracão” que precedeu a construção do edifício definitivo.

Refere a grande transformação do estatuto dos músicos e cantores, depois do 25 de Abril, com a criação do Sindicato dos Músicos, garantindo uma carreira profissional, que até então não existia, com poder reivindicativo e participativo.
Lembra-se da criação das Companhias do Teatro da Trindade (em 1973), a qual integrou, ainda que conciliasse com o lugar de assistente da Antiga Emissora Nacional (atual RDP).

Integrou em 1976 a primeira companhia residente do Teatro Nacional de São Carlos (em 1976), já com o novo estatuto profissional do músico.

Fez traduções de óperas e deu aulas de canto (atividade que ainda exerce) depois de fazer parte, durante 16 anos, da companhia residente do Teatro Nacional de São Carlos.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook