Foto Alexandre Delmar

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Fernando Costa

Violoncelo

Fernando Costa tem-se afirmado nos últimos anos como “um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal” (Casa da Música, Porto), somando alguns prémios de prestígio à sua carreira. As suas performances são marcadas por uma forte presença em palco, combinando um estilo dinâmico e impulsivo com a sua expressividade e sensibilidade musicais.

Violoncelista português, nascido em 1991, iniciou os seus estudos de violoncelo com Valter Mateus e em 2013 terminou a sua Licenciatura com classificação máxima, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, na classe de violoncelo de Jed Barahal.

Recentemente, conclui o Mestrado em Performance Musical, sob a orientação do prestigiado violoncelista António Meneses, na Hochschule der Künste Bern, na Suiça. Foi distinguido com bolsa de mérito do Instituto Politécnico do Porto (2010 e 2011).

Actuou como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, entre outras.

Fernando Costa apresenta-se tanto a solo como em música de câmara, tendo, actualmente, uma regular actividade musical em Portugal e no estrangeiro. De recentes projectos, destacam-se as tours pelo Canadá e África do Sul e a participação em Festivais como em Portugal, Espanha, Franca, Holanda e Itália.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2013 e 2015 e é, atualmente, representado pela KNS Artists, tendo sido publicado recentemente o seu CD de estreia Après un rêve, para a KNS Classical.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook