Bio+
Eliseu Silva
Violino . Direção de orquestra
Doutorado em Musicologia, violinista concertista, maestro, vencedor/júri de concursos internacionais e pedagogo.
Natural do Porto, Eliseu Antunes Pereira Gomes da Silva é Doutorado com distinção e Especialista em Música. É maestro e violinista de carreira internacional, pedagogo e diretor artístico de festivais.
Tocou para altas entidades no panorama mundial, como o Imperador Japonês, a Presidência da comissão europeia, a realeza espanhola, diversos presidentes e governantes portugueses, entre outros.
Foi júri em vários concursos nacionais e internacionais de violino, onde se destacam o Concurso Internacional de Violino Alice e Eleonor Schoenfeld, os Concursos Internacionais de Hong Kong, Concurso internacional de Violino Talents for Europe, Wanda Wilkomirska international Violin Competition, Music and Stars Award e o Concurso internacional de violino de Guimarães.
Deu vários recitais e concertos como solista e em música de câmara, nos 4 continentes, em países como EUA, Japão, China, Austrália, Alemanha, Espanha, Suíça, França, Eslováquia, Marrocos, Roménia, Bélgica, Holanda, Itália, Inglaterra, Malta, Hong Kong e Macau, Malásia e por todo Portugal.
É diretor artístico do CONVIMUS – Convívios Internacionais de Música – um festival de música desde 2018 que inclui concertos, masterclasses e um concurso internacional de violino que envolve júris e alunos de várias nacionalidades.
Foi co-coordenador do festival internacional de música de Hong Kong onde dirigiu a orquestra deste mesmo festival, a orquestra de câmara de Macau e a orquestra sinfónica de Schenzen, na China.
Tocou como solista com várias orquestras nacionais e internacionais dirigidas por vários maestros internacionais e nacionais, como Leon Spierer, Jean-Christophe Gautier, Anna Wirtsbuch, Colin Touchin, Julius Mickalsky, Christian Briard, António Saiote, Cesário Costa, Marcelo Pereira entre outros.
Deu classes de aperfeiçoamento em Portugal, EUA, China e Austrália, onde se inclui a Universidade de Azuza Pacific em Los Angeles, Shangai, Beijing, Tinjin, QinDao, Bratislava e outras.
Eliseu Silva compôs 24 caprichos fadistas, comemorando a efeméride dos 240 anos do nascimento de Nicolló Paganini, e os 10 anos do Fado como património imaterial da humanidade. Esta obra foi referenciada por personalidades de relevo nacional na composição, como Fernando Lapa e Rui Paulo Teixeira, assim como do violinista de referência internacional como Leon Spierer, ex-concertino da Filarmónica de Berlim. Apresentou esta obra numa digressão mundial em países Malásia, China, Hong Kong, Macau, França, Espanha, Itália, Eslováquia, Polónia e EUA – Los Angeles e Nova Iorque.
Foi vencedor de vários prémios em concursos nacionais e internacionais de violino, entre os quais o concurso internacional Yamaha Music Foundation of Europe, o Concurso Internacional de Violino de Malta, o Prémio Jovens Músicos Antena2, os concursos internacionais de Violino Júlio Cardona, Concurso Internacional de Interpretação do Estoril entre outros.
Teve vários diplomas de mérito e bolsas de estudo como melhor aluno do ano 2003 e 2004 do I.P.P. Em 2013, ganhou um concurso promovido pelo Centro Nacional de Cultura português, com o objetivo de apoiar o projeto mais interessante na música a nível nacional.
Terminou com distinção em 2020 o Doutoramento em Musicologia – Performance e Interpretação, numa parceria entre a Universidade de Évora a Universidade do Porto e o laboratório de biomecânica LABIOMEP, com vários artigos publicados em diversas revistas internacionais, como Springer Nature Switzerland AG, e RISTI, Indexadas na Scopus e na ISI Web of Knowledge.
Obteve o título de Especialista em julho de 2016 pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Foi convidado pelo professor Uwe-Martin Heiberg, para fazer parte da sua classe na Hochschule fur Musik Hanns Eisler Berlim.
Fez uma pós-graduação em performance e terminou o mestrado em Pedagogia e outro em Orquestra e ensino de Música e do instrumento. Frequentou a Licenciatura em Psicologia da Universidade do Porto.
Acabou todos os principais ciclos de estudo do Conservatório do Porto e da Universidade com a classificação máxima.
Neste momento está a terminar o International MBA na Porto Business School.
Como professor, alunos seus têm tido convites para tocarem nas principais salas de espetáculo no mundo, como o Carneggie Hall em Nova York, Beethoven House em Bona, Alemanha, na Mozarteum em Salzburg Áustria, em consequência de diversos prémios nacionais e internacionais tais como o concurso internacional Cittá di Sarzana em Itália, Nouvelles Étoiles em Paris, Hong Kong international music Festival e Hong Kong young musicians competition, Nanyang international Music Competition e King’s Peak Interantional Music Competition na Malásia, Danubia Talents Lizst International competition, Golden Classical Music Awards, Golden Prize Virtuoso Competition, Alexey Gorohov, Concurso do Fundão, Concurso de Barcelos, Santa Cecília entre outros
Terminou o mestrado em 2010 com um projeto de direção de orquestra.
Teve aulas de direção com Jean-Sebastien Béreau, Jean-Marc Burfin, Ernst Schelle e Neemi e Kristian Jarvi e Achim Holub.
Dirigiu várias orquestras em Portugal, na China e Hong Kong Eslováquia e em França.
Foram-lhe dedicadas várias peças de violino tanto a solo, sonatas e um concerto de violino por compositores portugueses.
Foi professor na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e exerce a docência no Curso de Música Silva Monteiro e Escola Guilhermina Suggia e na Universidade Católica do Porto.
Foi maestro residente da Orquestra juvenil da Bonjóia durante 15 anos e fundou a Associação AMASING e a Orquestra Sinfónica AMASING do qual é diretor artístico.
discografia
Clique AQUI para aceder à discografia de Eliseu Silva
Bio atualizada na Meloteca a 10 de novembro de 2024
Músicos do Porto
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Porto.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, APPACDM, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759