Elisa Lamas, pianista e pedagoga

Elisa Lamas

Piano . Ensino

Elisa Lamas, nome artístico de Elisa Paulina Ferreira Lamas, nasceu em Paço de Arcos, Oeiras, a 1 de fevereiro de 1926 e morreu a 2 de agosto de 2021.

Era oriunda de uma família de músicos. O avô paterno era violinista, mais tarde violetista e executante de viola d’amor. Colecionador de instrumentos antigos, tinha cem instrumentos em casa.

O trisavô era o compositor Francisco António Norberto dos Santos Pinto. Embora não tivesse aprendido música, o pai tinha interesse em que os filhos aprendessem.

Elisa Lamas começou com aulas particulares aos 9 anos. Aos 13 anos começou a estudar piano com Botelho Leitão, a quem ela em entrevista aos 91 considerava um grande artista e pedagogo. Fez os estudos como aluna externa do Conservatório Nacional e só foi para o Conservatório quando foi para o Conservatório Superior. Diplomou-se em Piano e Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, e especializou-se no Mozarteum de Salzburg como bolseira do Instituto para a Alta Cultura.

Foi professora naquele Conservatório desde 1952 e até à sua aposentação, integrou várias comissões diretivas e, a convite do Ministério da Educação, fez parte da Comissão de Reestruturação daquele estabelecimento de ensino.

Além de ter regido vários cursos de aperfeiçoamento para professores de Formação Musical em várias escolas de música, foi coautora de dois programas daquela disciplina, destinados às escolas profissionais da especialidade. É autora da Sebenta de Harmonia com vista à realização do baixo-cifrado, editada pela Juventude Musical Portuguesa.

Na sua qualidade de pianista, apresentou-se por diversas ocasiões em concerto nas mais importantes salas do País.

Entrevista

TESTEMUNHOS

Christopher Bochmann

São muitas as memórias dos anos 80. Os exames de harmonia (com a Constança Capdeville também no júri). Sinto-me orgulhoso por ter sido das poucas pessoas que a Elisa permitia que fizessem os pontos de exame de Baixo Cifrado (com as posições obrigatórias etc.). E depois na criação da Escola Superior de Música… Uma figura fundamental para o ensino da música em Portugal nos anos 70 e 80, no mínimo. (Christopher Bochmann)

Nuno Bettencourt Mendes

(…) uma figura muito relevante do ensino da música em Portugal: Elisa Lamas, professora de formação musical, piano e harmonia durante vários anos no Conservatório Nacional, pianista, e responsável pela criação e instalação da Escola Superior de Música de Lisboa com António Meneres Barbosa e Jorge Moyano.

Não foi minha professora, dado que fiz toda a minha formação secundária em música no Instituto Gregoriano de Lisboa; no entanto, todo o meio musical e do ensino artístico especializado do país reconhece e reconhecerá a sua enorme dedicação e entrega ao ensino, e os seus contributos para a o estabelecimento de uma nova era de desenvolvimento académico, curricular e artístico dos cursos superiores de música em Portugal. (Nuno Bettencourt Mendes)

António Saiote

Excelente professora. (António Saiote)

Cristina Brito da Cruz

Elisa Paulina Ferreira Lamas, a quem eu e muitas gerações tanto devemos. Professora excepcional de Formação Musical e Harmonia. E uma Senhora excepcional. Cristina Brito da Cruz)

Sérgio Azevedo

Uma GRANDE senhora. (Sérgio Azevedo)

Bio publicada na Meloteca a 04 de julho de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook