Bio+
Edgar Gomes
Violino
Edgar Gomes concluiu um mestrado Magnum cum Laude pelo Conservatório Real de Antuérpia enquanto bolseiro da Fundação Gulbenkian.
Durante os anos de formação colaborou com orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica da La Monnaie e foi academista da Antwerp Symphony Orchestra na temporada de 2018/2019. Participou em classes de aperfeiçoamento com Midoro Goto, Pavel Vernikov, Stephen Picard, Bartek Niziol, Giulla Stuller e Gordon Nicolic, dando concertos em Portugal, Brasil, Bulgária, França, Suécia e Bélgica.
Integra desde 2021 a Orquestra de Câmara da Bélgica – CASCO Phil, e como membro de um grupo de Música de Câmara obteve o segundo prémio no concurso Prémio Jovens Músicos, participou numa digressão por Portugal e Brasil e realiza concertos e masterclasses na Bulgária, na Bélgica e nos Países-Baixos, com o “Ensemble Silakbo” contando com o apoio do Council of Arts do Canadá.
Toca um violino François Caussin de 1860.
O Quarteto Quíron, de que faz parte, ganhou em 2023 o Prémio Especial pela melhor interpretação de uma peça contemporânea com a obra “Gravitating in Space” do compositor israelita Hed Bahack, na Karol Szymanowski International Music Competition (Katowice, Polónia).
Fonte: Quarteto Quíron