Duarte Pereira Martins, pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Duarte Pereira Martins

Piano

Licenciado em piano pela ESML, na classe de Jorge Moyano, Duarte Pereira Martins concluiu o curso do Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas.

Premiado desde o início do seu percurso musical em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país, em diversas formações, com destaque para a divulgação do património musical português.

É de notar a importância que dá às obras de compositores contemporâneos, tendo já apresentado estreias de Andreia Pinto Correia, João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Hugo Ribeiro, Luís Salgueiro, Edward Ayres d’Abreu, Miguel Resende Bastos ou Amílcar Vasques-Dias.

A convite da ESML, gravou, em 2013, obras de Debussy e Freitas Branco para a Antena2.

Forma um duo regular com o violoncelista Nuno Cardoso, tendo participado por quatro ocasiões no Ciclo de Instrumentos Históricos do Museu da Música, no apoio à recuperação de vários instrumentos históricos.

É igualmente membro fundador do Kvar Ensemble, agrupamento de câmara que divulga repertório de todas as épocas para quarteto com piano.

Apresenta-se igualmente com regularidade no estrangeiro, destacando-se os concertos que apresentou em Paris, Copenhaga, Malmö e numa digressão pelo Brasil em 2014, a solo e com o pianista Philippe Marques. Neste âmbito, gravou um programa para a TV Brasil. Em 2016, os dois pianistas gravaram novamente para a Antena2, num programa inteiramente dedicado a compositores portugueses e brasileiros. A sua colaboração continua no projecto “Bailados Portugueses”, que viu, em 2020, editado o seu primeiro CD, La Fièvre du Temps, com o apoio da Fundação GDA.

Fundou o MPMP, projecto em que vem desempenhando várias funções artísticas, de programação e de produção, tendo sido responsável por diversos concertos e gravações inéditas – note-se a gravação integral das sonatas de João Domingos Bomtempo (por Philippe Marques) e da obra para tecla de Carlos Seixas (por José Carlos Araújo).

Foi director executivo da Glosas entre 2017 e 2020.

Leccionou na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Cascais e Oeiras, sendo actualmente professor na Academia de Música de Lisboa.

Frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica do IST e conclui, actualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE.

Bio facultada por Duarte Pereira Martins, publicada na Meloteca a 03 de março de 2022

Partilhe
Share on Facebook
Facebook