Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Diana Ferreira

Composição

Diana Ferreira nasceu em 1976 na cidade de Aveiro. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian. Concluiu a Licenciatura em Ensino de Música (Composição) na Universidade de Aveiro, tendo estudado composição e música electroacústica com Godfried-Willem Raes, na Hogeschool Gent. É pós-graduada em História Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Ensino de História da Música pela Universidade de Aveiro.

Participou em seminários de composição e de música electroacústica orientados por Emmanuel Nunes, Jorge Antunes, Christopher Bochmann, Gérard Grisey, Jonathan Harvey, Salvatore Sciarrino, Kaija Saariaho, Philippe Mannoury, Isabel Mundry, Beat Furrer, Hans Zender, Jean-Claude Risset e John Chowning, entre outros.

No domínio da divulgação cultural, com João Pais e Luís Pena criou as Jornadas Nova Música (1997-2001) e, com Pedro Junqueira Maia, os Reencontros de Música Contemporânea (2017). Criou também o festival de música electroacústica Aveiro_Síntese, participando ainda na programação musical de outros eventos.

Foi convidada a difundir peças suas e de outros compositores em Portugal e no estrangeiro. Algumas das suas peças foram premiadas e tocadas em Portugal, França e Itália.

Além de professora de Análise e Técnicas de Composição e de História e Cultura das Artes, é membro fundador da associação Arte no Tempo e colaboradora do jornal Público.