David Seixas, violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

David Seixas

Violino

Violinista emergente natural de Bragança, Portugal, David Seixas conta com vários prémios a solo, música de câmara e colabora atualmente com várias orquestras a nível internacional.

Em 2021 foi lançado internacionalmente pela editora americana Centaur Records o seu 1º álbum a solo “Serene Bach”, álbum apresentado em digressão nacional em Portugal.

A revista portuguesa Revista Intro elegeu Serene Bach como um dos melhores lançamentos de 2021 destacando: “Violinista virtuoso, agarra composições mais apaziguadas do imortal Bach com uma segurança e acerto que convidam a repetidas audições. 25 minutos entre sonatas e partitas que valem por horas.”

David Seixas termina o seu Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal, enquanto também faz o seu Mestrado em Performance na prestigiada Sibelius Academy, Finlândia.

Durante o seu percurso musical teve a possibilidade de trabalhar com profissionais de renome internacional como os maestros Lorenzo Viotti, Pekka Kuusisto, Sascha Goetzel, Peter Stark, Julien Benichou, Dietrich Paredes, Osvaldo Ferreira, Peter Askim e Jan Wierzba. Para além de conceituados concertinos e solistas das principais orquestras da Europa como a Orquestra Filarmónica Portuguesa, Wiener Symphoniker e Berliner Philarmoniker. Anton Sorokow, Jela Spitkova, Gilles Apap, Pedro Meireles, Pavel Milyukov, Augusto Trindade, Zofia Wóycicka, Sirkka-Liisa Kaakinen, Daniel Rowland, Corey Cerovsek, Simone Bernardini e Ray Chen.

Desde 2018, colabora com a Orquestra Filarmónica Portuguesa como músico convidado, tanto 1º como 2º violinos.

Nos anos de 2019 e 2020 David Seixas colaborou com a Orquestra Gulbenkian como músico convidado na secção dos 1º violinos.

Em 2021 integrou a Helsinki Chamber Orchestra. Desde 2018, é violinista do Quartz Quintet. Quartz teve as suas residências artísticas com a Orquestra Filarmónica Portuguesa (2019) e com a Orquestra Sem Fronteiras (2020-2021)

Premiações:

  • 2017 – No concurso Folefest Festival – 2º lugar na categoria Música de Câmara, Nível Médio com o grupo Quartz Quintet.
  • 2018 – No concurso Folefest Festival – 1º prémio na categoria Música de Câmara, Nível Superior com o grupo Quartz Quintet.
  • 2019 – É premiado no Concurso Nacional do Montijo com 3º prémio e prémio de melhor interpretação de obra portuguesa.
  • 2021 – XIV Concurso Internacional Paços’ Premium – 2º prémio em Violino Solo – Categoria A.
  • Prémio Jovens Músicos – 2º prémio na Categoria Música de Câmara, Nível Superior com o grupo Quartz Quintet.

David Seixas é atualmente apoiado pela Oficina dos Violinos Luthiers, Porto, Portugal e pela Anna-Maria Moggio Foundation, U.S.A.

[ Bio facultada por David Seixas e atualizada na Meloteca a 08 de maio de 2022 ]

Músicos naturais de Bragança

Partilhe
Share on Facebook
Facebook