David Campelo flauta de bisel baixo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

David Campelo

Flauta de bisel

Natural da Lisboa, David Campelo iniciou os estudos musicais em 2000 na Escola de Música do Conservatório Nacional em Flauta de bisel na classe de Isabel Gonzaga, concluindo o curso de Flauta em 2008 com elevada classificação.

Em 2013 concluiu a Licenciatura em Música – Vertente de Execução em Flauta de bisel na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Pedro Couto Soares. Nesta instituição trabalhou sob a orientação de Pedro Castro, Ana Mafalda Castro e Stephen Bull (Música de Câmara) e Paulo Lourenço (Coro de Câmara).

Ao longo do seu percurso académico trabalhou com diversos flautistas de renome, como: Pedro Couto Soares, Peter Holtslag, António Carrilho, Tommaso Rossi, Pedro Sousa Silva, Pedro Castro, Heiko Ter Schegget, Bolette Roed entre outros.

No âmbito do Programa Erasmus estudou Flauta de bisel e Consort com Heiko Ter Schegget, Traverso com Wilbert Hazelzet, Música de Câmara com Siebe Henstra, e Técnica Alexander com Crissman Taylor na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (HKU), na Holanda.

Trabalhou a Técnica Alexander com Pedro Couto Soares e Pedro de Alcântara. Como pedagogo leccionou Flauta de bisel, Música de Câmara e Consort de Flautas na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) [actual Escola Artística de Música Conservatório Nacional (EAMCN)], na Academia de Música de Almada (AMA), no Instituto de Música Vitorino Matono (IMVM), no Orfeão de Leiria (OLCA), no Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM), no Pólo de Loulé da Academia de Música de Lagos (AML) e no Conservatório de Música de Sintra (CMS).

Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, dissertando sobre o tema Métodos e Hábitos de Estudo no Ensino Secundário da Flauta de bisel – Estratégias com a classificação de 17 valores. Como instrumentista teve oportunidade de colaborar com o grupo de Música Antiga “Il Dolcimelo” e com o grupo de danças históricas Danças com história.

Paralelamente desenvolve actividade profissional enquanto barítono freelance, tendo integrado o coro em duas récitas da ópera Don Giovanni no Teatro das Figuras (Faro) sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira no ano 2006.

Gravou o CD Cantos da Lusofonia (2008) com o Ensemble Peregrinação sob a direcção da maestrina Teresita Gutiérrez Marques. Nesse mesmo ano apresentou-se com o Ensemble Peregrinação no Festival les Transeuropéennes em Rouen – França.

Actuamente, lecciona as disciplinas de Flauta de bisel e Consort de Flautas no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC) e Flauta de bisel no Instituto de Música Vitorino Matono (IMVM).

16 de novembro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook