Daniel Ricardo de Pinho
Organista . Professor . Maestro
Natural de Espinho (distrito de Aveiro, Portugal, Daniel Ricardo de Pinho iniciou os estudos musicais, de forma particular, com a professora Susana Vilar e, mais tarde, ingressou no Conservatório de Música do Porto e frequentou o Curso de Órgão.
Entre 2010 e 2013, frequentou e concluiu a Licenciatura em Teoria e Formação Musical na Universidade de Aveiro, sob a orientação de Vasco Negreiros e Evgueni Zoudilkine.
Estudou, a título particular, com o pianista Fausto Neves e com o organista Eugénio Amorim, com a finalidade de ingressar na Licenciatura em Música Sacra numa Universidade alemã.
Em 2013, ingressou, como bolseiro da Diocese de Regensburg, na Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Regensburg (HfKM) – Alemanha, tendo concluído a Licenciatura em Música Sacra. Fez uma especialização em Órgão Litúrgico, apresentando como projecto final a análise da obra “Orgelbüchlein”, de Johann Sebastian Bach, como modelo para o ensino da composição e improvisação organística. Durante esta fase de estudos, foi orientado pelos seguintes professores: Franz Josef Stoiber (Órgão Litúrgico e Improvisação); Markus Rupprecht (Órgão Literatura); e Dr. Richard Beyer (Teoria e Análise Musical, Harmonia e Composição).
Em 2018, ingressou no Mestrado em Teoria Musical e Composição na HfKM, sob a orientação de Richard Beyer, apresentando como tema de dissertação “Forma, Estrutura e Estilística na obra para órgão sem cantus firmus de Dietrich Buxtehude”. Actualmente, encontra-se a concluir o último ano de estudos para a obtenção do grau de Mestre.
Desde Outubro de 2020, a convite da Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia de Regensburg (HfKM), trabalha como professor assistente nesta Instituição, leccionando as disciplinas de Teoria e Análise Musical, Harmonia, Composição e Formação Auditiva.
Desde 2015, tem exercido actividade como organista na Diocese de Regensburg, nomeadamente na Catedral de Regensburg e na Basílica de St. Emmeram. É músico contratado pela Igreja Evangélica no Decanado de Regensburg.
Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento: Literatura e Interpretação Organística, com Michael Radulescu (Viena); Improvisação, com Stefan Schmidt (Würzburg) e Franz Josef Stoiber (Regensburg); e Técnica Vocal e Canto Lírico, com Lucia Aliberti (Italia) e Thomas Hampson (Estados Unidos da América).
Amante e apaixonado pela ópera italiana dos séculos XVIII e XIX, estudou nos últimos anos, de forma privada, Canto Lírico com a soprano Anna Maria Ferrante (Roma) e o tenor Giovanni Botta (Milão).
A par dos seus estudos académicos, dedica-se, desde há vários anos, ao ensino da música e ao estudo da pedagogia, da filosofia e da psicologia.
[ Músicos de Espinho ]
[ Bio publicada na Meloteca a 14 de dezembro de 2020 ]