Daniel Bruno Schvetz compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Daniel Bruno Schvetz

Composição

Daniel Bruno Schvetz é um compositor nascido em Buenos Aires, Argentina, a 17 de fevereiro de 1955, e naturalizado Português. É professor de Composição, Análise e Técnicas de Composição e Música de Câmara no Conservatório Nacional de Lisboa desde 1996.

Estudos:

Curso de Piano no Conservatório Nacional de Buenos Aires
López Bouchard
Licenciatura em Composição no Conservatório Beethoven,
Curso de Música Electroacústica na Universidade Ricardo Rojas.
Participação nos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea.

Mestres destacados:

Roberto Brando e Moises Makaroff: Piano
Guillermo Graetzer: Contraponto, Composição, Analise
Fermina Casanova: Harmonia e Análise Séc. XX

Pesquisa:

Viajou várias vezes pela Argentina, Perú, Bolivia ,Brasil ,Chile, Uruguay
e Paraguay como intérprete e pesquisador dos diversos folclores, o que resultou inspiração para muitas das obras desse período, não só as riquíssimas variedades e estilos musicais, como a poesia, literatura e tradições culturais das diversas geografias e povoações visitadas.

Como intérprete:

Participação em projectos jazzísticos, de improvisação pura:

Projecção folclórica:
“Luna”, “Canto Entero”

Tango e projecção tangueira:
“El Borde”,
“Duo Naka-Schvetz”

Projectos de música contemporânea:

“Ophris”, junto a César Viana, dedicou-se à interpretação de obras de compositores portugueses.

“TanGuetz”

“OrAnGoTaNgO”, septeto dedicado ao tango nas suas diversas vertentes, e à recriação de diversos folclores e músicas étnicas Sulamericanas, arranjados ou tomados como base para criações originais.

“Pianordeão” junto ao acordeonista Pedro Santos.

“Moderato Tangabile” com repertório original, duo junto ao tubista Sérgio Carolino

Dirigiu estreias de várias das suas obras, foi pianista para cinema mudo na Cinemateca Portuguesa.

Colaborações como compositor e arranjador:

Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), Escola Superior de Música de Castelo Branco, Escola de Música de Linda-a-Velha, Conservatório Nacional de Lisboa e Academia Metropolitana, Academia Santa Cecília, Festival MusicAtlántico, Festivais de Outono de INATEL, Encontros Acarte, Misia, Mafalda Arnauth, Remix Ensemble, Coro Publia Hortensia, Coro de Câmara de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat Sinfonietta de Lisboa, Sinfonía B , Ophris , Anne Kaasa, Luis Gomes, Antonio Saiote, Saxofinia, Artemsax, Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Quarteto de Cordas Fernando Lopes Graça, Teatro Trindade, Teatro Nacional Dona María II; Casa da Música, Orquesta Juan de Dios Filiberto, Cuatrovientos, Marcel Worms, Ana Paula Russo, Mario Redondo, Ana Ferraz, Ana Esther Neves, Claudio Constantini, Sérgio Carolino,Joana Bagulho, Antonio Carrilho,Pedro Santos, Horacio Ferrer, Néstor Marconi Claudio Constantini, Walter Hidalgo, Ariel Hernandez, Efrain Sheinfeld, J.L. Castiñeira de Dios, Rodolfo Alchourrón, Luis Rodrigues,Rui Baeta, Susana Teixeira, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Deolinda, Orquestra de Algarve, Coro Infantil Juvenil da Universidade de Lisboa, Instituto Cervantes de Lisboa, Ministério da Cultura Espanhol, Celina Piedade, Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Docência:

  • Professor de Historia da Música na Escola Nacional de Danza.
  • Professor de Harmonia e Improvisação ao piano, no Sindicato de Músicos Argentino.
  • Professor de Análise e Técnicas de Composição, Acústica e Música de Câmara nos conservatórios de Tomar e Santarém.
  • Professor de Análise e Técnicas de Composição e Música de Câmara, no Conservatório Nacional de Lisboa obtendo o primeiro prémio no concurso no ano de 1996.
  • Leitor de partituras na Escola Profissional Metropolitana.
  • Pianista acompanhador da Escola de Dança do Conservatório Nacional (1991-2006),
  • Acompanhador da Escola Técnica de Bailado da Companhia Nacional de Dança,
  • Acompanhador do Ballet Gulbenkian.
  • Coordenador do Grupo de Composição do Conservatório Nacional entre 2010 e 2015.

Obras, datas, encomendas:

Tres piezas cortas para violín y piano, 1978.

Firuletes y confites, 1979, musical infantil, encomendado por el Teatro San Martín.

Milonga apócrifa, Movimiento felino, Movimiento perpetuo, Tema y seis variaciones, 1979, piano.

Plaza estás e Desarmable, 1981, Musicais infantis.

La Quimera, Silencio, canto e piano, 1982.

Confianza en el anteojo, no en el ojo, 1982, poema de Cesar Vallejo, canto e piano.

Batata com variaciones, (Inspirado num desenho de Juan Astica) 1983, Piano.

Variaciones libres sobre temas de Piazzolla, 1985 A) Viola,Clarinete e piano B) Clarinete e Piano.

Danza de Mandinga, Milonga de la esquina, Choro, Clarinete, Contrabaixo, Flauta, Percussão e Piano, 1986.

Umbral, La Gaviota, Hombre com dos manos, Antes, De un relato, Aquel trompo, Macedonio, Autorretrato, 1988,para Bandoneón,Guitarra, Baixo eléctrico e Piano (Cuarteto “El Borde”).

Hexámetro, Tertulia en el desván homólogo, Doble geografia,1989, para Bandoneón,Guitarra,Baixo eléctrico e Piano ( Cuarteto “El Borde”).

Introducción y três movimientos, 1990, para dois guitarras.

Metaphormenesisteo, 1991, Flauta de Bisel e Piano.

1ª Sinfonietta Concertante, Clarinete obligato, 1993, encomenda da Sinfonía B, direção César Viana.

Suite SemiPorteña, 1994, encomenda de Elisabeth Chojnacka, Cravo.

Formantes, 1994, para quarteto de saxofones, encomenda do quarteto Saxofinia, estreado no ciclo Festival de São Roque.

Del Sur, Pequeña suite, Mural árido, Melodía cóncava, 1996,Violino,Contrabaixo e Piano.

La guerre sainte, 1998, baseado no ensaio de René Daumal Barítono/recitante e orquestra de cordas.

Kasidas y Gacelas, 1998, sobre poemas de F.G. Lorca, para Soprano, Clarinete, Violoncelo e Piano, Encomenda do Instituto Cervantes de Lisboa, estreia no auditório do Instituto Cervantes.

Triple Concerto, 1999,para Violino, Contrabaixo Piano e Orquestra.

15 Preludios para cravo, 2001

Parábola del Tigre y el espejo 2003 , Poema Sinfónico Teatral, para quarteto de saxofones, dois quintetos de sopros, dois percussionistas e barítono, sobre poemas de Jorge Luis Borges e Fernando Pessoa, encomenda da SAMP.

Astortango 2003 para um septeto instrumental, encomenda do Remix Ensemble, estreado na Casa da Música.

Eu Comovido a Oeste… 2003, Poema Sinfónico-Teatral, por encomenda do festival MusicAtlântico, sobre poemas de Vitorino Nemésio, para quarteto de saxofones, quarteto de clarinetes, piano, bateria, contrabaixo, barítono e soprano.

Pequena suite de Natal para Órgão – Novembro de 2003, por encomenda do Prof. Rui Paiva, organista e director da Academia Santa Cecília, estreada da Igreja de Oeiras.

Trilogía del Ángel 05/2003 (sobre a trilogia de Astor Piazzolla) encomenda da Sinfonieta de Lisboa

Concertino para piano e cordas, – Dezembro de 2003

First Bluff, para piano, Março de 2004, apresenta-da, no Festival de Música de Aveiro, encomenda do pianista holandês Marcel Worms, incluída num CD, e editada pela Peers Music no álbum Blues Beyond the Borders.

Da capo al Fine e “Solk Fongs“ – Maio, de 2004, como homenagem ao compositor Luciano Berio, transmitidas directamente do Salão Nobre do Conservatório Nacional pela Antena 2, condução, Joge Rodrigues.

Sinfonía Apocalíptica, Junho de 2004, por encomenda do quarteto de saxofones “Artemsax”, e da Sinfonieta de Lisboa, quarteto de saxofones , percussão e orquestra de cordas.

Concertino Duplo – Junho de 2004, para cravo, travesso e orquestra de cordas, no mesmo concerto também se estreia a peça, dedicada às solistas, Joana Bagulho e Joana Amorim.

Ressonâncias, Junho de 2004 para clarinete solo.

O Século da Lua, 2004 – Musical – Composição arranjos e direcção musical,encomenda do Teatro Trindade.

O Principezinho – 2005 – Por encomenda do teatro Trindade e do Conservatório Nacional, Ópera baseada no livro homónimo de Antoine de Saint Éxupery, estreada a Junho de 2005, com libreto próprio.

Second Bluff – 2005 estreia-se encomenda da Festa da Música, para septeto instrumental, no Teatro São Luís.

Segunda Sinfonieta Concertante,- Outubro de 2005 ,para saxofone, tenor solista e Banda Sinfónica, encomenda de Nuno Martins, pela Banda Sinfónica da PSP.

Al Niente, presque rien… and everything Em Outubro de 2005 , para sete instrumentos, encomenda do Plim Ensemble;

Ejstake – Novembro de 2005, estreia-se para Violino e Contrabaixo, estreadas na Box Music por Luis Cunha e Pedro Wallenstein, posteriormente registada em CD pelos mesmos intérpretes para a editora Numérica.

Ludic XIII, 2005 Abril estreia-se para Guitarra Portuguesa e Guitarra espanhola, no Mosteiro dos Jerónimos.

Claron, 2006, para Clarinete Baixo, encomenda de Luís Gomes e o GMCL.

Missa de Santa Cecília e do Hino a Santa Cecília, Novembro de 2006, encomenda da Academia de Santa Cecília de Lisboa, estreada na Igreja da Graça.

Dos villancicos, 2006 – sobre poemas de Sor Juana Inés de la Cruz, registados num CD da editora “Numérica”, com música de natal latino-americana, encomenda da Casa de America Latina.

“Os Contos de Shakespeare”, Fevereiro de 2007, musical infantil, composição e direcção musical encomenda do Teatro Nacional D. Maria II

“O Defunto”, – Abril de 2007 – Ópera de Câmara baseada no conto homónimo de Eça de Queiroz, encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, no Teatro Municipal de Almada.

Homlet, Setembro de 2007, Musical ; composição e direcção musical.

Sonhos de uma noite de verão, 2007, Musical; Composição, Arranjos e Direcção musical.

Tawan, ópera-instalação – Junho de 2008, sobre poemas de Lorca e Pessoa, encomenda da Fábrica Braço de Prata, para comemorar o seu primeiro aniversário, para soprano, mezzo, Quarteto de saxofones, Quarteto de cordas, Piano, Contrabaixo, Bateria, Acordeão e recursos multimédia.

Fungagá mp3, Março de 2008, composição, arranjos e direcção musical, baseado nos originais de José Barata Moura, encomenda do Teatro Dona Maria II.

Los Posatigres, Em 16 de Outubro de 2008, Organizado pelo Instituto Cervantes e a Embaixada Argentina em Portugal, baseada em textos e poemas de Júlio Cortázar, Borges, Quino (a sua personagem Mafalda), para Mezzo soprano/recitante, Contrabaixo e Piano.

A tempestade, 2008, músical infantil, composição e direcção musical.

Um mar de mares 2008 para Harpa, Flauta, Flauta de bisel/Shakuhachi, Violoncelo, Acordeão, Clatrinete, e Mezzo, sobre poemas de Fernando Pessoa, encomenda da Secretaria de Estado do Mar, para o Dia do Mar.

Cantata Brevis Março de 2009 sobre as Ladainhas da Quinta-feira Santa, para Soprano, Contralto, Quinteto de cordas e Órgão.

Cantata para un silencio – 30 novembro de 2009, encomenda do Instituto Cervantes e do Ministério da Cultura Espanhol, sobre libreto baseado em poemas e textos de Jorge Luís Borges, César Vallejo, Manuel Scorza, Alejo Carpentier, Juan Rulfo, e Padre António Vieira.

O Burgues Fidalgo Em 24 de Junho de 2010, peça de Molière, para a qual compusera música original.

Huuldef, para Violoncelo solo,em Julho de 2011, encomenda de MusiCaldas, onde foi presidente do Juri do Concurso para intérpretes, ganho pela violoncelista Carolina Matos, para quem foi composta a obra.

Concierto para Bandoneón y orquesta – Parábola del círculo y la piedra – Encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Setembro de 2011, Cine-Teatro São Jorge – Lisboa, solista: Claudio Constantini, Direção: Jesus Medina

Ludic XVII para Banda Sinfónica, a ser gravado no próximo CD da BSPSP

Tchaikovskiana, obra inspirada no Quebranozes de Tchaikovski, para Cuarteto de cordas, Contrabaixo, Acordeão e Piano, estreada no Centro Cultural de Cascais em Março de 2012.

Pian Dabliu, versão original e parodiada, do Pedro e o Lobo, de Tchaikovsky, para Cuarteto de cordas, Contrabaixo, Acordeão e Piano, estreada no Centro Cultural de Csacais em Março de 2012

Trilogia 5, obra construida sobre folklore Argentino duas recolhas de Michel Giacometti : O Canto das carpideiras, e Alar a Rede ( canção dos pescadores do Algarve ), estreada no Terem International Music Competition, em Abril de 2012, em São Petersburgo, para Cuarteto de cordas, Contrabaixo, Acordeão e Piano.

Tuk, obra encomendada por Saxofínia, para Quarteto de Saxofones, ensemble de 10 sopros e piano, estreada no auditório da Escola Superior de Música a 10/12/12

Cinco Haikus para Coro Juvenil Encomenda da MisoMusicPortugal, estreada pelo CIJUL em 07/07/13 na Aula Magna da Cidade Universitária de Lisboa.

Misatango para coro misto, encomendado pelo Coro de Câmara de Lisboa estreado a 19/07/13.

Stone Symphony, 24/09/13, para Decateto de sopros, Quarteto de Saxofones, dois Percussionistas, Soprano e Barítono, encomenda da Câmara de Vila Viçosa, estreia na Pedreira Pedras D’el Rei.

Rapsódia em Abril Maior para piano a 4 mãos, para o Duo MusicOrba, estreia em Abril de 2014.

Le Roi se mort Música incidental, para Piano a 4 Mãos, Setembro de 2014

Hendecateto Concertante para o Seminário para instrumentos de Sopros de Portel, 07/2014.

Occursus para Flauta de Bisel e Cravo, encomenda de António Carrilho e Joana Bagulho, estreia na Fundação Gulbenkian, Dezembro de 2014

Duplo Concerto para Acordeão Saxofone e Orquestra, estreia a 19/02/15, pela Orquestra de Câmara da GNR, em Palmela.

Canção Popular-Poetas para coro misto, versões originais e obras originais, encomenda do Coro de Câmara de Lisboa, estreado em Julho de 2015 na Biblioteca Nacional de Portugal.

Assimetrix, triplo concerto para Saxofone,Clarinete Marimba e Banda Sinfónica, estreado pela Banda Sinfónica da Força Aérea a 30/10/15.

Moderato Tangabile, para tuba e piano, dedicada ao tubista Sérgio Carolino, incluida no CD da edotora Afinaudio Records- Dezembro 2015

Entre Douro e Vouga Piano Suite, para Piano a 4 mãos, encomenda da Câmara de Santa Maria da Feira, para o Duo MusicOrba, estreado e apresentado em CD em 15 / 01 / 16 na Biblioteca Nacional Portuguesa.

Lisboa em voo de peixe – Estreia da obra para cravo e imagens, da autoría da Beatriz Bagulho, e Joana Bagulho em Cravo, junto à edição completa das 10 obras nas edições da AVA Music, no CCB em 23-05-16

La Guerre Sainte, sobre o texto de Rene Daumal, na Semana da Composição da ESML , -Estreia pela Camerata Silva Dionísio, com a direcção de Alberto Roque, e narração de Nuno Moura, em 29-05-16, no auditório Viana da Mota da ESML.

Porcos, uma das 12 encomendas a compositores Portugueses, pela CNB -Estreia da obra (Companhia Nacional de Bailado), para serem interpoladas com aquelas que compõem o “Carnaval dos animais” de Saint Saëns, chamada “Carnaval”, interpretada pela OSP (Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Cesário Costa, a 16-06-16 no Teatro Camões

Tece-se a trama, Cante-Tejo-Alfama, -Estreia no Rio Harp Festival, pela harpista Salome Pais matos, para Harpa e Tape, no CC Olga Cadaval, no 26-06-16 .

Clown Chamber Symphony -Estreia no FISP ( Festival Internacional de Saxofones de Palmela ), para Duplo Quarteto de Saxofones e Acordeões, pelo Artemsax e o Bayan Quartet, em 15-07-16.

Umbra Urbe – Sombras da Cidade” Cantata Urbana para quarteto instrumental, Soprano, Contralto, Três dançarinos, Coro Misto, Imagens e Video, encomenda da Irmandada de São Roque, estreada no 14/10/2017.

A Conferência dos Pássaros Encomenda da EMCN, ao abrigo de Lisboa Capital Iberoamericana de Cultura 2017, para o Atelier e Orquestra Infantil do Conservatório nacional de Música de Lisboa. Estreia no 17/06/2017 e 2º récita do 18/06/2017 no CCB.

e-ludic para Saxofones Acordeão e Electrónica, encomenda de Pedro Santos e João Pedro Silva, estreada no Congresso de Saxofones do Porto, Julho de 2017.

Anagnóstis para Acordeão solo, estreada por Fernando Brites na Casa da Música , Porto, no 17/07/18

Arranjos e obras fora de catálogo:

Cerca de 800 obras e arranjos preparados para as aulas de música de câmara, classe de conjunto e coro.

Prémios Menção Honrosa no Concurso para obras para grupo de câmara da Sadaic ( Sociedade Argentina de Compositores y Autores) pela obra
“Ophris”, para trio de Flauta, Clarinete e Piano. 2003

Música para o Filme “Lisboetas”, de Serge Truffaut, prémio Melhor Filme Português no Festival Indielisboa, 2004

Prémio especial do Juri, “Special Prize Wo Promotion” , no Terem International Music Competition, em São Petersburgo, pela obra “ Trilogía 5 “ para quarteto de cordas, acordeão, contrabaixo e piano, Abril de 2012.

Daniel Bruno Schvetz está a realizar o Programa de Doutoramento em Artes, Artes Preformativas e da Imagem em Movimento, o tema da tese final será:
Ritmo, Silêncio, Forma, Tempo, parámetros Universais com a orientação do de Nuno Nabais tendo como coorientador Mário Vieira de Carvalho

Está integrado no site de compositores portugueses e residentes em Portugal www.mic.pt.

As sua obras foram editadas pela Peter Ewers , Peer Music , e a partir de 2008, a maioria é editada pela AVA Music, editora portuguesa.

[ Bio facultada por Daniel Bruno Schvetz publicada a 17 de fevereiro de 2019 ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook