Cristina Fernandes
Musicologia
Cristina Fernandes é investigadora integrada do INET-MD (NOVA FCSH), onde desenvolve o projecto Music, Performing Arts and Diplomacy in the 18th century: Portuguese networks in the international stage (CEECIND/03493/2022) e coordena o grupo de investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música”.
Foi Co-IR do projecto PROFMUS-Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa, financiado pela FCT (2020-2022), e fez parte da equipa do projecto ERC PERFORMART – Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Families’ Archives to the History of Performing Arts (IP: Anne-Madeleine Goulet; instituições de acolhimento: CNRS, École Française de Rome, 2016-2022.
Natural da Guarda, Cristina Fernandes fez o curso complementar de piano no Conservatório da Covilhã, antes de obter a licenciatura em Ciências Musicais na NOVA-FCSH.
Completou o mestrado em Musicologia Histórica na mesma instituição e doutorou-se na Universidade de Évora em 2010.
Entre 2011 e 2017 realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834), com uma bolsa da FCT, e entre 2015 e 2017 coordenou a linha temática do INET-MD “Abordagens Históricas à Performance Musical”.
Colabora regularmente com o grupo “Música em Espanha; Composição, Recepção e Interpretação” (Universidade de La Rioja) e em 2021 foi convidada a participar no projecto Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach (Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha.
É autora de diversos livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas, e de numerosos textos de divulgação musical e crítica como colaboradora do jornal Público.
Foi professora em estabelecimentos do ensino especializado da música de diferentes níveis, incluindo a Escola das Artes (Univ. Católica Portuguesa-Porto) e o departamento de Ciências Musicais (NOVA FCSH). Entre 2015 e 2021 fez parte da direcção da SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.
Principais interesses de investigação:
- Música no século XVIII
- Música e poder real
- Música e diplomacia
- Práticas interpretativas históricas da música e da dança
- Condição socioprofissional dos músicos
- Música e Women’s Studies
- Crítica musical
Bio atualizada na Meloteca a 04 de setembro de 2024
Músicos da Guarda
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.