Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Cristina Fernandes

Musicologia

Natural da Guarda, Cristina Fernandes concluiu o Curso Complementar de Piano no Conservatório da Covilhã em 1989.

É licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, onde obteve também o grau de mestre em Musicologia Histórica em 1998. A sua dissertação foi publicada em 2005 nas edições Colibri sob o título “Devoção e Teatralidade: as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e prática litúrgico-musical no Portugal pombalino“.

Em paralelo com a actividade regular como crítica no jornal “Público” (onde escreve desde 1996), tem colaborado com diversas publicações de divulgação musical e musicológica: “Arte Musical”, “Opera Magazine”, “Revista Portuguesa de Musicologia”, “Revista Camões”, “The New Grove Dictionary of Music and Musicians”, “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX”, entre outras. É ainda autora de notas de programa para concertos e edições discográficas e de dois capítulos sobre Barroco Musical Português inseridos no livro de Denis Morrier Crónicas Musicais de uma Europa Barroca , publicado pelo jornal “Público” e pelo Centro Cultural de Belém.

Exerceu funções docentes em várias escolas de música, entre as quais os conservatórios da Covilhã e da Guarda, a Escola Profissional de Arcos do Estoril, a Fundação Musical dos Amigos das Crianças, a Academia Superior de Orquestra e a Escola das Artes da Universidade Católica (Porto). Actualmente é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, encontrando-se a preparar a tese “O sistema produtivo da música sacra em Portuga nos finais do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807”, na Universidade de Évora, sob a orientação de Rui Vieira Nery.

Partilhe
Share on facebook
Facebook