Coro Vocal Da Capo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro Vocal Da Capo

Coro

Fundado em Janeiro de 1982, o Vocal Da Capo constituiu-se legalmente como associação a 24 de Outubro de 1994. Em Junho de 1997, foi admitido, no INATEL, como Centro de Cultura e Desporto.

Em Junho de 2004, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Cascais, em reconhecimento da actividade desenvolvida em prol da cultura.

Até 1994, trabalhou, sucessivamente, sob a direcção de Domingos Morais, Cândida Simplício e Luís Bragança Gil. É dirigido, desde Setembro de 1994, pelo maestro Eduardo Paes Mamede. O seu repertório abrange música sacra e profana desde o século XIII até à actualidade. Desde a sua fundação, participou em vários Encontros de Coros Amadores da Área de Lisboa e cantou em escolas, hospitais e lares. Tem vindo a utilizar os edifícios públicos, museus e monumentos, como locais privilegiados para apresentar o seu trabalho. Organizou dois cursos de direcção coral dirigidos pelo maestro Paulo Brandão e quatro estágios de música coral, essencialmente vocacionados para jovens.

No seu 10.º aniversário, organizou, em Carcavelos, um Festival de Coros, onde ao longo de sete semanas, actuaram oito coros de grande qualidade artística. Em Maio de 1992, promoveu, em colaboração com várias escolas do concelho de Cascais, a “Semana da Renascença” que incluiu uma exposição de cartografia e de instrumentos musicais da época dos descobrimentos e concertos de música instrumental e coral renascentista. Em 1994, em colaboração com a Camerata Vocal e a Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, realizou três concertos, onde foram interpretadas peças para coro e piano de J. S. Bach e G. Fauré e peças de Verdi, Beethoven e Haendel para grande coro e orquestra.

Em 1995, participou no “Grande concerto Coral e Carrilhão”, realizado no Palácio Nacional de Mafra, onde, pela primeira vez em Portugal, 150 vozes ao vivo e em simultâneo com o carrilhão interpretaram peças de F. Schiler, M. Franck e Haendel. Em 1996, participou no “XII Festival de Coros de Faro” e, em 1997, no “IV Encontro de Coros de Portimão”. Em 1998, participou no programa “Carlos do Carmo Especial”, gravado ao vivo no Teatro Camões, em Lisboa, e transmitido em directo pela RTP Internacional. Em 2000, participou no “6º Festival Internacional de Corais”, de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, integrado nas Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil.

Em 2002, comemorou o seu 20.º aniversário com diversos concertos e com a gravação de um CD, lançado a 6 de Julho, no Centro Cultural de Cascais. Nesse mesmo ano, deslocou-se à ilha de S. Miguel, Açores, participando em concertos realizados em Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Em Outubro de 2003, deslocou-se a Espanha e França tendo actuado em Valladolid, Salamanca e Biarritz. Em Novembro de 2004, deslocou-se a Praga, capital da República Checa, para participar no “XIV Festival Internacional de Música de Advento e de Natal”, onde obteve um Diploma de “Prata”.

O “Vocal Da Capo” tem tido o apoio regular do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de Carcavelos, INATEL e do Governo Civil do Distrito de Lisboa.

Partilhe
Share on facebook
Facebook