Coro Sinfónico Lisboa Cantat

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro Sinfónico Lisboa Cantat

Coro

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat iniciou as suas actividades no ano de 1977 e faz actualmente parte da Associação Musical Lisboa Cantat.

Em Portugal participou em diversos festivais de música, encontros corais e actividades promovidas por câmaras municipais. São de destacar as suas participações no Festival de Coros do Algarve, no Festival de São Roque, e ainda concertos nas principais cidades do País e região autónoma da Madeira. Em Lisboa actuou em salas como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, o Pequeno Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a Aula Magna e a Igreja de São Roque. No Porto, tem actuado por diversas vezes na Casa da Música com a Orquestra Nacional do Porto.

São de destacar os seguintes programas apresentados nos últimos anos:

– Participação, em Abril de 2007, na “Cantata de Outubro” de Prokofiev, na Casa da Música, em conjunto com o Coral de Letras da Universidade do Porto e a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do Maestro Martin André.

– Participação, em Março e Abril de 2007, na “Messa da Requiem” de Guiseppe Verdi, no CCB e no Teatro Azul em Almada, em parceria com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro Donato Renzetti.

– Estreia mundial da obra “Requiem em memória de Passos Manuel” de Eurico Carrapatoso, em Santarém, CCB e Casa da Música, sob a Direcção do Maestro João Paulo Santos (Janeiro de 2006)

– Apresentação da “Misa Cubana” de Jose Maria Vitier, na Igreja de São Domingos (Novembro de 2005) e no Teatro Garcia de Resende, em Évora (Dezembro de 2005).

– Apresentação da obra “A Criação” de Haydn, em Março de 2005, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do Maestro Olivier Cuendet (Lisboa e Porto).

– Apresentação da obra “Messias” de Händel em conjunto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do Maestro Brian Schembri, durante o mês de Dezembro de 2004, nos seguintes locais: Igreja de São Domingos, Aula Magna, Mosteiro dos Jerónimos e Convento de Mafra.

– Participação, em Julho de 2004, no concerto dos “Gurre Lieder” de Schönberg, no Centro Cultural de Belém, em conjunto com o Coro da Fundação Gulbenkian e com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

– Um Requiem Alemão de Johannes Brahms ( 2001, no IX Festival de Música de Coimbra, na Sé Nova, com a Orquestra filarmónica de Timisoara da Roménia e Maestro-compositor Laurent- Petit-Girard ).

– Carmina Burana de Carl Orff (1997 para o 2º Aniversário de Sintra Património Mundial na Adega Regional de Colares, no auditório do Parque de Palmela, em 2000 no Castelo Medieval de Monsaraz, 2001 no Fórum Luísa Todi em Setúbal, 12 Janeiro de 2002 na Academia Almadense em Almada, dias 25 e 26 de Janeiro de 2002 no Coliseu do Porto com a Orquestra Nacional do Porto)

– 9ª Sinfonia de Beethoven (1999 com a Orquestra Metropolitana de Lisboa na Sé de Évora)

– Petite Messe Solemnelle de Rossini (1999, com piano, harmónio, e quarteto de solistas)

– Missa in Angustis – Nelson de Joseph Haydn (1998 com Orquestra Sinfónica Juvenil)

– Requiem de Gabriel Fauré (1998, com Orquestra composta por instrumentistas da OrquestraGulbenkian)

– Três Loas a um menino Sol de Eurico Carrapatoso (1997 – 1ª audição absoluta)

– Magnificat de Vivaldi (1997, com Orquestra do Círculo de Música de Câmara de Lisboa

– Stabat Mater de Rossini (1995 com Orquestra Sinfónica Juvenil) no C.C.B. Grande Auditório

– Missa de Santa Teresa de Joseph Haydn (1994, com Orquestra Sinfónica Juvenil)

No estrangeiro, destacam-se as digressões a Espanha (1987, 1988, 1992 e 1999), França (1981, 1996, 1999 e 2002) e Alemanha (1993).

O Coro foi também dirigido, entre outros, pelos Maestros José Cura, Olivier Cuendet, C. Bochmann, Laurent Petit-Girard, Marc Tardue e André Martin.

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat conta actualmente com 100 elementos na sua formação principal, sendo alguns dos seus elementos oriundos de escolas de música como o Conservatório Nacional, Academia de Amadores de Música e Instituto Gregoriano de Lisboa.

Na sua participação e contribuição para a divulgação da música erudita portuguesa tem regularmente estreado obras compostas e orquestradas por compositores portugueses.

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat é actualmente dirigido pelo maestro Jorge Alves, como maestro titular e Clara Coelho, como maestrina assistente.

Partilhe
Share on facebook
Facebook