Coro Sinfónico Inês de Castro

Coro Sinfónico . Coimbra

O Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC), que integra a Associação Ecos do Passado, é o único coro sinfónico residente no distrito de Coimbra, sob regência e direção artística do Maestro Artur Pinho Maria.

Tem-se apresentado em público por todo o país continental e insular, assim como em Espanha, Itália, Mónaco, Polónia, EUA (Carnegie Hall) e Reino Unido (Royal Albert Hall), com obras maiores da música coral sinfónica.

Do seu reportório fazem parte algumas das mais emblemáticas obras da História da Música ocidental: Requiem de Mozart, Requiem de Verdi, Missa pela Paz (Karl Jenkins), Requiem for the Living (Dan Forrest), Petite Messe Solennelle (Rossini), Nona Sinfonia de Beethoven, Oratória de Natal (Bach), coros de óperas de Verdi, Requiem de Eliza Gilkyson, Requiem de Brahms.

Da música portuguesa interpretou: Requiem à Memória de Camões de Bomtempo, Magnificat em Talha Dourada e as Cinco Peças de Carácter do Ciclo Inesiano, ambas de Eurico Carrapatoso, o Requiem para Inês de Castro, de Pedro Macedo Camacho, a Cantata Gnóstica de Jorge Salgueiro e, ainda TORGA de Leonor Abrunheiro tendo sido as duas últimas obras em estreia absoluta.

Anualmente organiza o Ciclo de Requiem de Coimbra, uma iniciativa cultural e musical única no país, que tem reunido, desde 2013 em Coimbra, dezenas de orquestras, coros, maestros e solistas. Em 2020, a Associação Ecos do Passado, de forma resiliente, lançou o I Ciclo de Requiem Online e em 2022 realiza a décima edição do Ciclo de Requiem (terceira edição online), apresentando cinco concertos entre 26 de março e 29 de outubro de 2022.

Depois de em 2019 se ter internacionalizado, através de uma parceria com a Filharmonia Podkarpackiej e o Coro da Universidade de Rzeszów, da Polónia, foi possível levar o Ciclo de Requiem a outras cidades do país, como foi o caso de Vila Franca de Xira (2021 e 2022) e Matosinhos (2022).

Inserido a 02 de fevereiro de 2022

Coros de Coimbra

Clique AQUI para saber mais sobre coros de Coimbra