Coro Odyssea

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro Odyssea

Coro

Fundado em Junho de 2004, o Coro Odyssea, constituído por 16 cantores e tendo como objectivo principal levar a palco obras de compositores ainda vivos, começou os seus ensaios em Setembro do mesmo ano. Começou por preparar um ciclo de 6 canções para coro e quarteto de guitarras do compositor cubano Flores Chaviano, Seis Canciones Asturianas, que apresentou em Outubro, nos seus primeiros concertos, incluídos no 28º Festival de Coros do Algarve, em Lagos e em Portimão.

O Coro foi dirigido por Gonçalo Lourenço, e nestas e nas seguintes apresentações da mesma peça foi acompanhado pelo Quarteto de Guitarras Zyriab. Seguiu-se um concerto a convite deste mesmo quarteto no Espaço das Sete às Nove do CCB com o mesmo programa, em Novembro de 2004.

Aproveitando a época natalícia de 2004, o Coro decidiu contribuir para o ambiente festivo dando uma série de concertos com arranjos de músicas tradicionais de Natal, todos da autoria de compositores contemporâneos – tais como Christopher Bochmann, Gonçalo Lourenço, Mário de Sampayo Ribeiro, Eurico Carrapatoso e Sérgio Peixoto – e nos quais foram estreadas 3 obras.

Em resposta a uma encomenda de Roberto Alejandro Perez, compositor e maestro argentino residente em Portugal, foi trabalhado e seguidamente gravado em estúdio no mês de Fevereiro de 2005 a peça “Aquarium”, um ciclo de harmonizações para coro de canções tradicionais da Madeira, sendo que o lançamento em CD se deverá realizar no princípio de 2006, acompanhado por uma tournée de apresentação da peça. Concluída a gravação, durante os seguintes meses os ensaios foram consagrados à preparação de várias peças, das quais 8 estreias mundiais, nas mais variadas linguagens musicais contemporâneas, oferecidas ao Coro Odyssea por compositores de todo o Mundo, tais como Christopher Bochmann, Javier Fajardo, Michael Denhoff, Joseph Bathory-Kitsz, Stefan Johnsson, João Antunes e Fábio Fresi. Os concertos deram-se durante o mês de Junho de 2005, em Lisboa, Setúbal e no Porto, sob a batuta de Christopher Bochmann.

Em Setembro do mesmo ano deu-se início ao estudo de duas peças, uma sendo um ciclo de 4 peças dedicado ao Coro, “4 Lessons”, Op. 20 de Joseph Virgílio, e a outra, “Missa Ioannes Paulus PP II ‘Hoc Est Enim Corpus Meum” de Francis Koerber, uma missa dedicada à honra e memória de João Paulo II. Foram ambas compostas para coro a capella e tendo em mente o Coro Odyssea, pelo que foram estreias absolutas. Os concertos realizaram-se no mês de Dezembro de 2005, novamente sob a direcção de Gonçalo Lourenço.

De momento, está a ser preparada uma tournée com o Aquarium de Roberto Perez na Madeira e nos Açores, marcada para a semana do Carnaval de 2006. Estão também em fase de ensaio duas peças de grandes dimensões em conjunto com a orquestra EvorEnsemble: uma cantata, A Psalter Cantata nº 1 de Átila Mellilo, e uma oratória, Towards Golgotha, de Armando Bayolo, ambas para coro, orquestra e solistas. Em relação a estas, estão já agendados vários concertos em Lisboa, Évora e no Porto, assim como uma tournée nos Estados-Unidos da América em Agosto de 2006.

A pedido de Christopher Bochmann, será também efectuada uma gravação para editar em CD os seus “Christmas Carols”, ciclo de arranjos para coro a capella de músicas tradicionais de Natal de vários países, sendo o Coro dirigido para esse efeito pelo Maestro Paulo Lourenço.

Partilhe
Share on facebook
Facebook