Coro Manuel Giesteira
Coro
A atividade coral de Amorim e Laúndos faz parte de uma aventura pelo mundo da música que começou no dia 13 de Abril de 2002 na paróquia de Amorim, Póvoa de Varzim, com o coro dos Pequenos Cantores de Amorim.
Para este início muito contribuiu Manuel Moreira Giesteira, emigrante poveiro no Brasil, colaborando em todas as suas despesas. Com o passar do tempo esta aventura foi crescendo, chegou a Laúndos e, atualmente fazem parte da mesma os seguintes grupos corais:
- Coro Infantil de Amorim e Coro Infantil de Laúndos: maestrina Liliana Sofia Coelho.
- Pequenos Cantores de Amorim e Pequenos Cantores de Laúndos: maestro Pedro Costa.
- Coro Manuel Giesteira: maestro Tiago André Pereira.
De notar que este coro nasceu dos coros de jovens Amorim & Laúndos Ensemble que, após o falecimento de Manuel Moreira Giesteira, recebeu o nome atual em sua homenagem.
Este projecto tem atualmente como patrocinador, e após o falecimento de Manuel Moreira Giesteira a 7 de Julho de 2009, a LIPOR.
Já participaram desta aventura diversos maestros e músicos. Uns de forma pontual, outros ao longo de vários anos, a quem estamos agradecidos por terem sonhado connosco, nomeadamente: Catarina Ribeiro, Eduarda Oliveira, Helena Loureiro, Joana Valente, Liliana Ventura, Marta de Castro Bastos, Pedro Nuno Leite, Sandra de Castro Bastos, Tadeu Filipe e Vítor Alexandre Moreira. Já cantaram com estes coros os mais diversos cantores alguns de carreira reconhecida a nível internacional: Liliana Coelho, Joana Valente, Dora Rodrigues, Luís Rodrigues, Janete Ruiz, Patrícia Quinta, Pedro Telles, e Sofia Escobar.
Atuaram em conjunto com diversos coros, com destaque para o Coro da Sé Catedral do Porto, Ensemble Vocal Pro Musica, Coro da Orquestra do Norte, Coro do Curso de Música Silva Monteiro (Júnior e de Câmara), Coro de Câmara de Romariz, Coro de Centro de Música Valentim de Carvalho – Porto, Coro da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, orfeão de Matosinhos, Grupo Coral do CCD da Administração dos Portos do Douro e Leixões, Coral Polifónica Vagalume de Oia, Coro Juvenil do Conservatório de Música do Porto, Coro do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, coro «Schola Cantorum» Os Pastorinhos de Fátima e com o conhecido grupo vocal Vozes da Rádio.
Atuaram com diversas orquestras, nomeadamente a Orquestra E Grupo de Violinos do Colégio Luso Internacional do Porto. A Orquestra de Câmara de Braga, dirigida pelo maestro António Batista em Gloria de Vivaldi, Panis Anjelicus de César Franck e Laudade Dominum de Mozart. Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira em Adeste Fideles. E com a Orquestra do Norte, dirigida por José Ferreira Lobo em Christmas Canticles e Requiem de Fauré; Manuel Teixeira em Requiem de Fauré; e José Manuel Pinheiro nas obras Ave Verum Op. 65, No.1 de Mozart, Ave Verum de Mozart (obra orquestrada para a 1ª edição do Ciclo Coral-sinfónico de Amorim por Nuno Costa), Ave Maria atribuído a Caccini (obra orquestrada para a 2ª edição do Ciclo Coral-sinfónico de Amorim por Nuno Costa), Jonah Man Jazz de Michael Hurd, What Sweeter Music, Gaelic Blessing, The Lord Bless You and Keep You e For The Beauty of the Earth de John Rutter, The Armed Man: A Mass for a Peace de Karl Jenkins; Requiem de Fauré e Stabat Mater de Pergolesi.
De destacar também a participação na Opera La Boheme com a Orquestra do Norte, no Festival de Opera de Óbidos e a obra apresentada e encenada em Amorim – “Arca de Noé” de Benjamin Britten.
Os grupos que compõem este projeto já se apresentaram por todo o país, do Minho ao Algarve, com destaque para algumas das igrejas mais emblemáticas de Portugal.
Atuaram nos mais variados locais, de auditórios a centros culturais, de escolas a quartéis do Exército, de desfiles de moda a shoppings, tendo executando os mais variados reportórios.
A nível internacional estiverem presentes em Santa Maria de Oia, Pontevedra em Espanha. Em Abril de 2006, participaram, em Itália, no 9º Riva del Garda International Choir Competition, no qual obtiveram o diploma de Grau Prata. E em Junho de 2009 cantaram em Roma, na Basílica de S. Pedro (Vaticano), na Igreja de Santo António dos Portugueses, na Igreja de Santo Inácio de Loiola, e no Panteão.
Participaram em diversos programas televisivos a nível nacional.