Coro de Santa Joana

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro de Santa Joana

Coro

Fundado a 20 de maio de 1995 pelo Pe. Doutor Arménio Alves da Costa Júnior na sequência dos Coros Infantil, Juvenil e Litúrgico da Paróquia, com ainda menos de um ano de existência, o Coro de Santa Joana integrou a gravação do CD “Os Melhores Coros da Região Centro”. Em 15 de fevereiro de 1997, com a morte em acidente de viação do seu maestro, sucedeu-lhe o maestro Dr. António Valdemar Silva.

Continuando na mesma linha de ideais, o Coro de Santa Joana participou e obteve, em novembro de 1999, o Prémio de Ouro na “Interpretação Geral e Interpretação de Músicas Tradicionais de Natal” no IX Festival Internacional de Música de Advento e de Natal com o prémio Petr Eben na cidade de Praga, República Checa, onde concorreu com mais 38 coros de todo o mundo.

Em janeiro de 2000, o maestro Dr. João Pedro Fernandes assume a direção do Coro. De 25 de abril a 5 de maio de 2000, o Coro de Santa Joana deslocou-se, a convite da Prefeitura da Cidade de Cubatão (Estado de São Paulo), ao Brasil, no âmbito das comemorações dos 51 anos daquela cidade, irmanada com Aveiro e com a freguesia de Santa Joana, e dos 500 anos do ‘Achamento’ do Brasil. Em junho de 2002 procedeu às gravações e editou o seu primeiro CD.

O Coro foi sempre participando em atividades diversas, nomeadamente, encontros de coros, salientando-se o Encontro de Coros do Barlavento do Algarve em outubro de 1999 e o encontro de Coros na Cerâmica de Valadares em junho de 2000, bem como outros concertos/apresentações ao nível da cidade de Aveiro (Concertos de Natal e Festas do Município) e da Freguesia de Santa Joana.

A partir de setembro de 2002 é seu novo maestro o Professor António Mário Costa. Sob a sua direção, o Coro tem-se dedicado a interpretar grandes obras, tais como, “Requiem” de G. Fauré, “Missa em Sol Maior” de F. Schubert, “Misericordias Domini” de W.A. Mozart, “Missa em Sol Maior” (BWV 236) de J. S. Bach, “Te Deum” de M. A. Charpentier, entre outras.
De 9 a 12 de junho de 2005, o Coro de Santa Joana deslocou-se à Madeira no âmbito de cooperação com a Escola de Artes do Funchal. Em junho de 2008 participou no concurso “La Mina Y La Mar”, na Vila de La Felguera, nas Astúrias (Espanha), onde ganhou o 1º prémio entre 12 grupos corais. Em junho de 2009, deslocou-se à Ilha de São Miguel nos Açores, onde protagonizou vários concertos.

Em parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras participou em obras tais como “A-Ver-a-Ria” de Eurico Carrapatoso, “Mar da Alma” de Rui Paulo Teixeira, e nas óperas “Flauta Mágica” de W.A. Mozart e “Carmem” de G. Bizet em Aveiro, Vila do Conde, Leiria e em Óbidos, no Festival Internacional de Ópera (agosto de 2011).

Neste momento, o Coro prepara novamente a obra “Te Deum” de M.A. Charpentier e a obra “Las Siete Trompetas del Apocalipsis” de O. Navarro.

Partilhe
Share on facebook
Facebook