Coro de Pequenos Cantores de Esposende
Coro
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge em finais de 2009, fruto de uma parceria entre a Escola de Música de Esposende e a Câmara Municipal de Esposende, tendo o processo de selecção e trabalho musical começado no início de 2010.
O projecto “Mudam-se os Tempos” nasce no âmbito do crescimento musical do Coro de Pequenos Cantores de Esposende. O CPCE pretende ser uma fonte de formação de músicos do futuro e simultaneamente do público do presente. Desta forma, pretende-se promover a produção nacional de obras dedicadas ao ambiente Pueri Cantores englobando a composição nacional contemporânea, a música para infância e a sonoridade coral.
Desenvolve-se em redor das três obras encomendadas: o Ciclo Mudam-se o Tempos do jovem compositor Osvaldo Fernandes, Magnificat de Fernando Lapa e Romance do Caçador e da Princesa de Sérgio Azevedo. As obras vão, certamente, transmitir por si só uma mensagem de elevado valor artístico, mas está implícito um movimento coral que se pretende alargado e frutífero. Assim, alcança-se três gerações de composição e três ambientes sonoros distintos, quer pelos temas propostos, quer pela própria linguagem musical de cada compositor. É de considerar que se envolve no projecto temas tradicionais do cancioneiro português, literatura para a infância e música religiosa, três campos composicionais que se consideram fundamentais na música coral.
Neste contexto, o CPCE teve também a oportunidade de trabalhar com Anita Morrinso, preparadora vocal do Coro da Catedral de Westminster, e com Lluís Vila i Casañas, director do Coral Sant Jordi e professor na ESMUC.
O CPCE é um coro recente mas apresenta já resultados de qualidade graças ao nível musical dos Pequenos Cantores e à equipa de Direcção Artística que pela sua multidisciplinaridade pretende assegurar um crescimento sustentado, quer a nível pedagógico, quer a nível musical.
O projecto “Mudam-se os Tempos” é, desde a sua base – a “Música Portuguesa para Infância” escrita nos parâmetros da linguagem contemporânea –, um projecto pioneiro. No entanto, destaca-se ainda pela ambição de promover junto dos compositores a sonoridade única e rica das vozes infantis, sempre no contexto coral. O contexto coral é privilegiado pois, como dizia Fernando Lopes-Graça: “A prática da música coral é, pelas sãs alegrias que proporciona, pelo que representa como factor de educação artística, pelos hábitos de sociabilidade que cria, pelos estímulos de nobre e pacífica cooperação que desperta, um dos índices mais seguros da vida civilizada dos povos e das nações… do mais belo e sublime canto que eles, os Homens, poderão alguma vez entoar”. É ainda de realçar que o nascimento destas obras reflecte a dualidade do mundo da voz – a Música e o Texto –, tendo a capacidade de englobar ainda a fecunda harmonia humana e assim possibilitar um universo extenso de recursos musicais.
É de salientar que este projecto foi objecto do apoio da Direcção-Geral das Artes, no âmbito do concurso Apoios Pontuais 2013, e da Câmara Municipal de Esposende, que desde o início se tem empenhado no seu maior sucesso, enquanto projecto cultural e pedagógico.
O CPCE é dirigido, desde a sua formação, por Helena Venda Lima.
2013