Coro da Nova

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro da Nova

Coro

O Coro da Universidade Nova de Lisboa nasceu no ano de 1988, resultado da colaboração entre alunos das Faculdades de Ciências Médicas e de Ciências e Tecnologia, aos quais se vieram juntar alunos das restantes faculdades da Universidade Nova de Lisboa. Iniciadas as actividades em Novembro desse ano, fez-se a primeira apresentação pública 6 meses depois.

No ano lectivo de 1989-90 elaboraram-se os estatutos que foram posteriormente aprovados pelo Senado da Reitoria da Universidade, passando o Coro a dispor de Órgãos Sociais com mandato bienal.

Até 1994, as actividades foram desenvolvidas sob a direcção do Maestro Artur Carneiro, primeiro Director Artístico do Coro. A partir de 1994, o Coro passa a ser dirigido pelo Maestro João Valeriano, que sempre se tem mostrado empenhado e entusiasta do desenvolvimento musical desta iniciativa. O Coro mantém uma presença regular nas actividades da Universidade, seja nos actos oficiais, como os Doutoramentos Honoris Causa, Tomadas de Posse e outras, como nas actividades festivas desenvolvidas no seio das diversas faculdades, como os Concertos de Maio ou de Natal. Além disso, o Coro é também assíduo em outras actividades do meio académico, como os Encontros de Coros Universitários, e já realizou concertos em diversos locais de todo o país (Porto, Coimbra, Braga, Guimarães, Penalva do Castelo, Benavente, Portimão, Palmela, Santa Cruz, Convento de Mafra por exemplo).

O Coro participou na gravação de um CD da colecção “Os Melhores Coros Amadores da Região de Lisboa” em 1997.

O reportório musical do Coro da UNL é vasto e diversificado, abrangendo várias épocas e estilos, integrando peças “a capella”, ou peças que requerem o acompanhamento instrumental, e de solistas. De entre as peças com acompanhamento destacam-se “Gloria, RV 589” e “Magnificat, RV 610” de Vivaldi, “Missa Brevis em Fá, Hob. XXII.1” de Haydn, “Lauda Sion, Op. 73” de Mendelssohn, “Missa brevis em Fá Maior, KV 194”, “Te Deum, KV 141”, “Missa da Coroação, KV 317” de Mozart, “Cantique de Jean Racine, Op. 11” de Fauré, os Responsórios “Hodie Nobis Caelorum Rex”, “In Festo Assumptionis B.M.V.” e “In Festo S. Vincentii” de Carlos Seixas. Em preparação para 2008, Salmo 42, op. 42 “Wie der Hirsch schreit”, de Mendelssohn e Magnificat, BWV 243, de Bach.

Partilhe
Share on facebook
Facebook