Bio+
Cordis
Duo de guitarra portuguesa e piano
O CORDIS, constituído por Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa) surgiu em 2008, com o CD “Cordis” piano e guitarra portuguesa e um concerto de apresentação em Coimbra, onde a tradição da música de Guitarra Portuguesa foi confrontada com uma nova abordagem explorada pelo encontro invulgar do piano com a guitarra.
O primeiro ano de divulgação do projeto contou com apresentações ao vivo por todo o país, esgotando a 1ª edição. Seguiu-se uma 2ª edição do CD, melhorada aos níveis gráfico e estético, e um concerto com a participação de vários músicos convidados, que exibia as potencialidades artísticas que este género encerra e que ditaria o percurso do CORDIS.
2011 foi marcado por diversos concertos, bem como por um minucioso trabalho de produção musical do 2º disco.
A apresentação pública de “Cordis 2” aconteceu a 30 de Setembro de 2011, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. O concerto de lançamento do CD contou com a participação dos músicos convidados que colaboraram na edição deste novo trabalho de piano e guitarra portuguesa.
Desde então o CORDIS tem mostrado o seu trabalho feito de arrojo, iniciativa, criatividade e intimismo, não só patente nos diferentes formatos com que chega ao público – em puro dueto ou com convidados – mas também nos diversos eventos e parcerias a que se associa, nomeadamente de solidariedade social.
Com CORDIS piano & guitarra portuguesa completamente esgotado, o CD “Cordis 2”, já na sua terceira edição, foi apresentado em diversos palcos – Festival Fresh Mood 2.0, Festival José Afonso, Musibéria, Festival de Outono, Pausas Musicais, entre muitos outros. O concerto CORDIS & Cuca Roseta (com Quarteto Opus Quatro) encerrou o 5º Festival das Artes (Coimbra).
Em 2013, o CORDIS produziu o primeiro DVD, gravado ao vivo em 2011, no Teatro Académico de Gil Vicente, onde teve lugar o seu lançamento numa edição de luxo, no dia 15 de novembro de 2013: PACK triplo que contém o DVD + CD “Cordis” piano & guitarra portuguesa + CD “Cordis 2”.
A CORDIS Tour 2014/15 levou a música de piano e guitarra portuguesa aos mais variados palcos, percorrendo o país de lés a lés: Cascais, Albergaria, Horta-Faial, Coimbra, Fátima, Miranda do Corvo, Leiria, Tábua, Cantanhede, Faro, Tavira, Santa Comba Dão, Viana do Castelo, entre outras.
Dos vários amigos com que CORDIS partilha a amplitude do seu projeto, destacam-se: as vozes de Ana Sofia Varela, Cuca Roseta, Mafalda Arnauth, Sofia Vitória, Nuno Silva, Orquestra Clássica do Centro, Quarteto Opus Quatro, Quarteto Arabesco, Edjam, João Gentil, Luís Formiga, Luís Oliveira, Vasco Alves, entre outros.
O grande desafio de 2015 passou pela composição, gravação e edição de um novo trabalho discográfico – “Terceiro” -, através do qual o CORDIS dá novos passos rumo ao futuro de um projeto que, sendo fiel às suas origens e heranças culturais e artísticas, não abdica de provocar de forma constante o seu próprio modo de sentir, compor e criar a música.
2016, 2017 e 2018 foi o tempo de, a par de novos projetos, parcerias e ideias, levar a música do novo CD “Terceiro” ao maior número de palcos possível. Depois de Londres, foi a vez de apresentar o CORDIS no Festival International de Guitare de Vendôme – França e em muitos outros palcos.
Depois de “Terceiro”, um álbum exclusivamente de originais, acompanhados pelo quarteto de cordas Arabesco e depois de muitos concertos ao vivo, com a satisfação e orgulho num trabalho ainda mais original, o CORDIS resolveu em 2019 dedicar-se à composição e arranjos de um novo disco de originais, de novo com piano, guitarra portuguesa e quarteto de cordas. É este novo CD, “Reflexo” que Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa) apresentaram no primeiro concerto de apresentação, no TAGV, em Coimbra, no dia 31 de janeiro de 2020. Seguiram-se as apresentações no Porto (Casa da Música) e Lisboa (Teatro Villaret), passando ainda pela ANTENA1 – Programa Viva a Música. Estes concertos marcaram o início da digressão de apresentação deste novo trabalho do CORDIS – Reflexo.
Depois de ultrapassados os tempos de paragem forçada devido à pandemia que assolou o mundo inteiro em 2020, o CORDIS voltou em 2021 mais forte que nunca e apostou num regresso diversificado com concertos a solo (piano & guitarra) e com parcerias de luxo (Cuca Roseta, Tiago Bettencourt, António Zambujo).
O final de 2021 foi dedicado à preparação de um espetáculo muito especial, “CORDIS Reflexo com Quarteto Arabesco e Dança Contemporânea”, a ser apresentado numa série de palcos ao longo de 2022: Centro de Artes de Águeda, Convento São Francisco – Coimbra, Teatro José Lúcio da Silva – Leiria, Cineteatro Messias – Mealhada e Teatro Sá da Bandeira – Santarém.
Depois da realização de vários espetáculos como Juramento de Hipócrates (Coimbra), CORDIS & António Ataíde (Anadia), No Princípio era o FADO (Coimbra), Tudo isto é COIMBRA, entre outros, o grupo começou a preparar o grande concerto de comemoração dos 15 anos sobre o lançamento do 1º CD, CORDIS 15 Anos, no Convento São Francisco, em Coimbra. Esgotado o primeiro concerto (30 de setembro 2023), o grupo lançou nova data e esgotou igualmente o espetáculo do dia seguinte, 1 de outubro.
Fonte: Cordis, 10 de março de 2024